A Câmara Municipal de Madrid vai proibir a circulação de pesados de passageiros e de mercadorias que ultrapassem as 3,5 toneladas nos dias 3, 4 e 5 de janeiro, altura em que as ruas madrilenas se enchem de pessoas para comemorar a Cavalgada dos Reis Magos, um desfile alegórico anual. A decisão foi tomada por razões de segurança: os responsáveis políticos temem que se repita em Madrid aquilo que aconteceu em Nice e em Berlim.

O objetivo de evitar um possível atentado terrorista foi, de resto, assumido por Javier Barbero, responsável pela pasta de segurança na Câmara madrilena, em concertação com as autoridades de Madrid, como dá conta o jornal El Mundo.

A medida, de carácter excecional, faz parte de um plano geral de reforço da segurança nas ruas da capital espanhola, cujo eixo principal é o aumento do contingente policial: Madrid terá mais 1.900 agentes de segurança por estes dias

A restrição de circulação de todos os veículos pesados de passageiros e pesados com mais de 3,5 toneladas afetará 14 dos 21 distritos da capital espanhola. Os condutores que não respeitem as orientações das autoridades madrilenas podem, no limite, vir a ser formalmente acusados de prática de crime. Se a polícia não conseguir identificar o dono ou o condutor do veículo, o pesado será removido.

O plano definido pelas autoridades não vai afetar, ainda assim, a circulação de autocarros e veículos especiais de transportes de passageiros. Os responsáveis admitem também que possam ser concedidas algumas exceções mediante um pedido especial devidamente fundamentado. Mas serão, de facto, exceções: o objetivo da polícia espanhola é proteger todos os locais de maior concentração de pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR