Primeiro foi a América, com Donald Trump eleito em novembro para o cargo de Presidente do Estados Unidos da América. Agora pode ser a Indonésia a ter um magnata como chefe de Estado do país. E não faltam semelhanças com o presidente eleito norte-americano: ambos são empresários no seu país, têm fortunas milionárias e têm negócios em comum.

São parceiros económicos e o magnata Hary Tanoe parece usar a suposta relação de proximidade com Donald Trump como um trunfo para a sua campanha eleitoral. Aliás, desde que Trump venceu as eleições para a presidência do EUA, a popularidade de Tanoe inclusive a da sua empresa – a Global Mediacom – subiram consideravelmente. No entanto, o milionário indonésio não é novato no panorama político. Em 2014 concorreu para o cargo de vice-presidente do país mas perdeu a corrida. Agora as baterias estão apontadas para as presidenciais de 2019 com o seu próprio partido político, o United Indonesia, e à semelhança de Trump também é um usuário ativo da rede social Twitter.

No entanto, ao que parece, a suposta relação próxima com Trump não é assim tão próxima. Segundo conta o jornal The Guardian, foram poucas as vezes que Tanoe esteve com o magnata norte-americano e discute os pormenores das obras com os filhos mais velhos do presidente eleito dos EUA, que são quem coordena as obras dos futuros resorts de Trump.

No que diz respeito aos projetos que estão ser construídos, as obras devem estar concluídas durante o mandato de Trump. As infraestruturas em causa são um resort de luxo na costa de Bali com cerca de 100 hectares e que está a ser pensado para ter seis estrelas. E um outro que está a ser construído nas imediações de Jacarta com destaque para um campo de golfe pensado e desenhado pelo ex número 1 do golfe, Ernie Els. Este projecto vai contar ainda com um parque temático. Tanoe divulgou no Twitter a parceria do projeto com Trump.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR