Facebook censurou estátua de Neptuno. O rei (dos mares) vai nu

O Facebook, não permitiu que uma imagem da estátua de Neptuno, situada em Bolonha, fosse publicada. A causa é a nudez. A autora da foto reagiu, apelidando o sucedido de "censura".

i

A estátua de Neptuno, em Itália, está no centro da polémica

AFP/Getty Images

A estátua de Neptuno, em Itália, está no centro da polémica

AFP/Getty Images

O Facebook tem ferramentas de segurança que bloqueiam certo tipo de conteúdos que podem ferir a suscetibilidade dos usuários da rede social. Um desses conteúdos é a nudez ou algo de cariz sexual explícito. E nem as estátuas escapam a estes filtros do Facebook. Uma imagem da estátua de Neptuno, situada na Piazza del Nettuno em Bolonha, Itália, foi censurada pela rede social e quem a publicou teve que a retirar.

A autora da publicação, Elisa Barbari, decidiu tirar uma fotografia à estátua que é um dos maiores símbolos de Bolonha, para a colocar numa página sobre a história da cidade italiana. Mas o Facebook pediu para a autora eliminar a fotografia.

Barbari, que é escritora de profissão, utilizou a sua página para ‘denunciar’ o sucedido. Publicou a mensagem que o Facebook lhe enviou e não deixou de a comentar. No post publicado a escritora escreveu: “Eu queria promover a minha página, mas parece que para o Facebook a estátua é sexualmente explícita e mostra demasiada carne. A sério, Neptuno? Isto é uma loucura!”

Vestir a estátua? Já aconteceu

Perante a censura que a rede social lhe impôs a escritora ironizou com a situação fazendo referência a um antigo costume. Elisa Barbari contou que “nos anos 50, durante as celebrações dos alunos que se formavam, Neptuno era tapado. Talvez o Facebook preferisse que a estátua fosse, novamente, vestida”.

A mensagem que publicou na sua página incluia uma fotografia de Neptuno (mas de costas). O mote é: “Sim a Neptuno, não à censura”.

15741255_1226330140736902_8152946879260049535_n

“Sim a Neptuno, não à censura” é a frase que a escritora tem usado para mostrar a sua indignação perante o bloqueio do Facebook.

Situada na Piazza del Nettuno, a estátua de Neptuno, Deus do mar, foi construida no século XVI. A estátua é considerada um símbolo da cidade de Bolonha.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.