Os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos mas ainda há muito por descobrir sobre eles. Algo que não se sabia, por exemplo, era quanto tempo demoravam os seus ovos a chocar. Mas um estudo pioneiro — publicado esta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences — descobriu a resposta.

Investigadores dos Estados Unidos e do Canadá realizaram um estudo pioneiro sobre o período de incubação dos ovos de dinossauro. Para tal, os paleontólogos utilizaram fósseis de ovos e embriões de duas espécies de dinossauros: do Protoceratops (de pequeno porte) encontrados no deserto de Gobi, na Mongólia, e do Hypacrossaurus (de grande porte) em Alberta, Canadá.

Foi feita uma tomografia computorizada aos fósseis e retirado um dente a cada um. É que os dentes apresentam linhas de crescimento — cada uma corresponde a um dia — permitindo contabilizar os dias de incubação. Os ovos dos Protoceratops andrewsi demoravam cerca de três meses a chocar, ao passo de que os do Hypacrossaurus stebingeri (maiores) demoravam seis meses. O período de incubação depende da espécie.

O período de desenvolvimento no interior do ovo é crucial, mas sabemos pouco sobre este estágio inicial naquelas espécies porque os embriões de dinossauro bem preservados são muito raros” explica Darla Zelennitsky, uma das autoras do estudo.

Gregory Erickson, coordenador do estudo, admite que “a incubação dos ovos dos dinossauros era muito mais lenta do que esperávamos“. As aves demora entre 11 a 85 dias a chocar os ovos e os investigadores pensavam que o mesmo acontecia com os dinossauros. No entanto, ficaram surpreendidos ao constatar que o seu desenvolvimento era mais parecido com os dos répteis — que demoram seis a nove meses a chocar os ovos — muito mais lento.

O longo período de incubação pode ter contribuído para a extinção dos dinossauros uma vez que “sabemos que manter o ovo quente requer recursos consideráveis para o seu crescimento e os dinossauros levavam anos até alcançarem maturidade sexual”, explica Erickson. Os ovos ao demoraram mais tempo a chocar estavam expostos a mais riscos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR