É um dos problemas mais associados ao excesso de trabalho e ao ritmo de vida agitado, e parece ser cada vez mais o irmão siamês do stress. Segundo a Associação Portuguesa do Sono (APS), pelo menos 20% dos portugueses tem dificuldade em adormecer. Um dos principais motivos será a ansiedade relacionada com problemas financeiros e laborais que também se deita na almofada de noite. E se é verdade que há gestos que podem ser evitados — como consultar o smartphone na cama –, também é verdade que um pequeno empurrão pode ajudar a garantir bons sonhos. E não estamos a falar de comprimidos nem de nada que cause dependência.

Vai para a cama? O que deve saber antes de se ir deitar

Desde os tempos de Hipócrates, o chamado pai da Medicina, que há ingredientes naturais que ajudam a relaxar, como é o caso da alfazema, da valeriana e da passiflora. A diferença é que agora essas plantas medicinais são usadas não só para fazer chá mas também em sais e pastilhas de banho, óleos para usar antes de dormir e até sprays para borrifar na almofada — uma festa de variedade aplicada à velhinha aromaterapia que ainda ajuda a acordar com o cabelo no sítio ou a pele revigorada.

Na fotogaleria reunimos alguns desses produtos, ideais para ter na mesinha de cabeceira e que ajudam a criar um ambiente favorável ao sono. Encare-os como uma lista de compras a juntar a uma rotina relaxante antes de dormir, uma espécie de ritual que, ainda segundo a APS, passa por:

  • ler um livro ou ouvir música relaxante;
  • tomar um banho e escovar o cabelo;
  • utilizar uma cama e almofada confortáveis; e por último, mas não menos importante:
  • não levar as preocupações diárias para a cama.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR