Mais de 130 presos escaparam de uma cadeira no sul das Filipinas esta quarta-feira de madrugada depois de alegados rebeldes muçulmanos terem atacado a prisão, informaram, esta quarta-feira, as autoridades. O diretor da prisão, Peter Bongat, disse que um guarda foi morto e um preso foi ferido num tiroteio quando dezenas de homens armados invadiram a prisão do distrito de Cotabato Norte, em Kidapawan, na província de Cotabato.

O chefe de polícia de Kidapawan, Leo Ajero, disse que dois dos 132 presos que escaparam foram recapturados, e que as tropas do exército e a polícia procuram os outros. A cadeia tinha mais de 1.500 reclusos. O líder de uma aldeia local Alexander Austria disse à agência de notícias Associated Press ao telefone que ele e seus homens capturaram um dos presos.

Alexander Austria disse que as trocas de tiros acordaram os residentes da sua aldeia, a vários quilómetros da prisão. “Ouvimos o tiroteio e entrámos em ação para proteger nossa aldeia”, disse. “Tínhamos medo de que os fugitivos pudessem tentar entrar na nossa aldeia para se esconderem ou fazer reféns”, acrescentou Alexander Austria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR