O presidente da Federação Distrital do PS/Porto, Manuel Pizarro, garantiu que irá aprovar o nome indicado pelo PSD para liderar a Área Metropolitana do Porto, cumprindo “escrupulosamente” o acordo estabelecido entre os dois partidos nas autárquicas de 2013. “De acordo com aquilo que foi acordado ente PS e PSD, cumpre ao PSD indicar o presidente da Área Metropolitana do Porto e nos respeitaremos a indicação que venham a propor”, afirmou na terça-feira à noite, no final de uma reunião do partido.

A preocupação essencial não é que seja uma ou outra personalidade, mas sim garantir a estabilidade da Área Metropolitana que é “muito importante” para os cidadãos desta região do país, salientou. O socialista referiu que numa altura em que o Governo PS está “finalmente” a concretizar ações de descentralização como, por exemplo, a transferência da gestão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) para os municípios, seria “errado” gerar um impasse na Área Metropolitana.

Manuel Pizarro frisou que irá aguardar que o PSD/Porto lhe comunique o nome do novo presidente da Área Metropolitana, que irá suceder a Hermínio Loureiro após a sua renúncia ao cargo, acreditando que a situação ficará resolvida ainda esta semana.

Na semana passada, Hermínio Loureiro anunciou a renúncia à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e, por inerência, aos cargos que ocupava como presidente do Conselho Metropolitano do Porto, na comissão executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal, no conselho geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses e enquanto representante dos municípios no Conselho Nacional do Desporto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR