Hoje em dia o desportivo por excelência entre os modelos de maior volume produzidos pela Honda, o Civic Type R prepara-se para receber nova geração ainda este ano, com base no carro apresentado em 2016. A par de várias outras novidades, o modelo deverá voltar a contar com uma caixa automática, mais precisamente, a já conhecida transmissão de variação contínua (CVT) Multimatic.

A revelação foi feita por alguns dos principais responsáveis da Honda, em entrevista à Autocar, com o engenheiro-chefe da marca nipónica, Mirsuru Kariya, o chefe de design, Daisuke Tsutamori, e o presidente da Honda Europa, Katsushi Inoue, a acrescentarem que a CVT disponibilizada no Type R terá um desempenho melhorado, em particular, nas acelerações a baixas rotações. As mesmas fontes também precisaram que a transmissão automática será sempre proposta como opcional, com o modelo a manter de série a já tradicional caixa manual de seis velocidades.

Um centro de gravidade mais baixo face àquela que é a versão actualmente em comercialização, assim como um possível aumento da potência para, pelo menos, 320 cv, são outras das alterações expectáveis, segundo avança o fórum CivicX. Sendo que o modelo deverá manter o actual quatro cilindros 2,0 litros a gasolina, que na presente geração debita 310 cv e 400 Nm de binário. Totalmente colocada de parte terá já sido a possibilidade de o novo Civic Type R vir a contar com tracção integral, mantendo, sim, a tracção dianteira.

A Honda já confirmou o lançamento do novo Civic Type R para o decorrer deste ano, primeiramente nos Estados Unidos e só depois na Europa, tendo inclusivamente já mostrado o carro, numa espécie de versão protótipo, no último Salão Automóvel de Paris. Por conhecer ficou, no entanto, o interior, já que o protótipo foi apresentado com vidros totalmente escuros e sem qualquer possibilidade de observação do interior.

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