A notícia não poderia ser mais do agrado dos fãs da saga “Regresso ao Futuro”: o DeLorean DMC-12 que, na década de 80, se tornou estrela de cinema com Michael J. Fox ao volante, pode regressar em breve às estradas, graças ao já anunciado renascimento do pequeno fabricante norte-americano de desportivos. Sendo que, um estudante de design ucraniano, de nome Yevgeny Bratchyk, avançou já com um estudo daquilo que poderia ser o DeLorean do futuro. Isto numa altura em que a marca, aproveitando as vantagens proporcionadas pelo “Low Volume Vehicle Manufacturers Act” aprovado pela administração norte-americana em 2015, procura regressar ao “convívio dos grandes”, estando já a aceitar pedidos para arrancar com a produção de um futuro desportivo – ainda por desvendar.

Assumindo a designação de DMC21 (certamente, por questões de registo de propriedade intelectual) e mantendo várias semelhanças com o modelo original, o DeLorean de Bratchyk repete, entre outros elementos, a grelha frontal a toda a largura da dianteira, assim como os faróis de nevoeiro de luz amarela. Embora, no caso da grelha, esta esconda duas ópticas a laser – sinónimo de vanguardismo numa proposta que não esconde a inspiração rétro.

Já observado detrás, numa perspectiva 3/4, destaque para a integração das mesmas linhas patentes na dianteira, não faltando sequer as clássicas aletas, uma reinterpretação dos farolins tradicionais e um difusor traseiro activo.

Igualmente obrigatórias, as portas de abertura tipo “asa de gaivota” como no modelo original, numa carroçaria que mantém a clássica construção em aço inox, embora procurando não sacrificar o peso.

Já no que concerne a motores e ao contrário do que acontecia com o modelo original, o novo DeLorean DMC21 by Bartchyk opta por um motor exclusivamente eléctrico. “Seria um coupé de dois lugares, totalmente eléctrico, com as icónicas portas ‘asa de gaivota’, que não renegaria o parentesco com o DMC-12”, comentou o estudante de design, acrescentando que “as proporções mantêm o espírito clássico”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR