Dois dos seis astronautas da tripulação da Estação Espacial Internacional (EEI) iniciaram, esta sexta-feira, uma saída para o espaço para realizar trabalhos de modernização do sistema elétrico do posto avançado orbital.

O norte-americano Shane Kimbrough, 50 anos, comandante da tripulação, e a sua compatriota Peggy Whitson, 57 anos, engenheira de voo, saíram da câmara de descompressão da estação às 12h23 TMG (mesma hora em Lisboa) para uma expedição que deve durar cerca de seis horas e meia, disse o comentador da televisão da NASA que transmite em direto as imagens da saída.

Os dois astronautas devem instalar adaptadores e fazer as ligações elétricas de seis novas baterias de lítio — que devem durar até 2024 — o tempo de exploração da estação. Uma segunda saída orbital para concluir os trabalhos está prevista para 13 de janeiro, novamente com Shane Kimbrough e com o francês Thomas Pesquet, 39 anos, da Agência Espacial Europeia.

Nesta primeira saída, Kimbrough e Whitson são ajudados por Pesquet e pelo cosmonauta russo Oleg Novitskiy a partir do interior da estação. O conjunto é orquestrado a partir do Centro Espacial Johnson em Houston, no Texas.

A maioria dos complexos trabalhos de modernização da estação é realizada por controladores no centro espacial da NASA em Houston com a ajuda do braço robótico da Estação Espacial Internacional, o Canadarm2. A desta sexta-feira é a 19.ª saída espacial efetuada para a montagem e manutenção da Estação Espacial Internacional, cujo primeiro módulo foi posto em órbita em 1998. A estação foi concluída 10 anos mais tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR