O embaixador iraquiano já regressou a Portugal. Na manhã desta sexta-feira, sem confirmar ter notícias do regresso de Saad Mohammed Ali e da família, o ministro dos Negócios Estrangeiros dizia que acreditar que “se não regressaram”, o embaixador e a família estariam “a regressar a Portugal”. Ao Observador, o serviço de comunicação da embaixada confirma que Mohammed Ali já está em Lisboa.

O embaixador regressou esta manhã a Lisboa, um dia depois do prazo apontado em dezembro pela embaixada Iraquiana, confirmaram ao Observador os serviços diplomáticos de Bagdade em Lisboa. Não foi possível confirmar se os dois filhos do embaixador também voltaram a Portugal.

A 14 de dezembro, a embaixada iraquiana tinha dado uma “nota verbal” ao ministério dos Negócios Estrangeiros de que o embaixador e a família estariam fora do país cerca de três semanas. “Não tenho nenhuma razão para duvidar disso e, evidentemente, serei o primeiro a compreender que tenha havido qualquer atraso, nem sei sequer se o senhor embaixador chegou”, dizia esta sexta-feira de manhã Santos Silva aos jornalistas numa conferência de imprensa sobre o assunto.

Na quinta-feira, as chegadas de aviões ao Humberto Delgado foram dificultadas pelas condições atmosféricas no local, onde havia demasiado nevoeiro — além de terem obrigado ao desvio de vários aviões para o Porto e Faro, essas condições impediram, por exemplo, que o presidente da Comissão Europeia pudesse viajar até Lisboa. A embaixada também não esclarece se foi esse o facto que atrasou o regresso do embaixador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR