A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou, à saída da reunião com a Federação Portuguesa de Futebol, que irá adotar novas medidas de modo a garantir a segurança das equipas de arbitragem e o exercício das suas funções, depois de analisado cada caso, sem porém revelar mais pormenores.

“A adoção de novas medidas de segurança será definida em função da situação geral e da situação concreta de cada árbitro ou de cada equipa de arbitragem, pelo que serão efetuadas avaliações de risco em relação com restantes forças e serviços de segurança”, explicou o porta-voz da PSP.

“A Polícia de Segurança Pública vai continuar a acompanhar com permanência a segurança relativa a todos os agentes desportivos, designadamente a segurança das equipas de arbitragem de forma a garantir que todos tenham condições para exercer livremente as suas funções”, disse, reafirmando o empenho da PSP “na prevenção em atos de violência e na responsabilização dos autores de fatos ilícitos que venha a ocorrer”.

José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, disse que os árbitros estão “confortáveis com aquilo que foi decidido” na reunião. “As condições de segurança estão garantidas e os árbitros estão tranquilos”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Salientando que a maior preocupação era a segurança das famílias das equipas de arbitragem, que também têm sido vítimas de ameaças, José Fontelas Gomes garantiu que as autoridades já tinham sido alertadas “para algumas destas ameaças”. “Aquilo que mais nos preocupou, e que nos levou a contactar a PSP, foi este crescente de ameaças nestes últimos tempos”, afirmou.

As críticas à arbitragem têm vindo a subir de tom, sobretudo depois das eliminações do FC Porto e do Sporting da Taça da Liga. Na quinta-feira à tarde, dois adeptos, alegadamente da claque dos Super Dragões, terão abordado e ameaçado o árbitro Artur Soares Dias no centro de treinos dos árbitros, na Maia, prometendo que regressariam depois do jogo entre o Paços de Ferreira e o FC Porto, que Dias vai arbitrar.

A seguir ao incidente, o Conselho de Arbitragem convocou uma reunião extraordinária com todos os clubes da primeira e segunda ligas de futebol português, que se realizará na próxima terça-feira. No mesmo dia, à noite o Conselho de Arbitragem reuniu-se com vários árbitros.