A AMG cumpre, em 2017, 50 anos de existência e a efeméride promete ficar para os anais da história da Mercedes. Ao longo dos próximos 12 meses, serão vários os momentos destinados a assinalar o meio século da divisão desportiva da marca da estrela, que já esta semana, no Salão de Detroit, revelará os renovados GT e GT S, assim como uma série especial da versão aberta do seu superdesportivo: o AMG GT C Edition 50.

Ainda assim, poucas dúvidas restarão de que o ponto alto das celebrações terá lugar aquando da apresentação, muito provavelmente em Setembro, no Salão de Frankfurt, do hiperdesportivo conhecido pela sigla de código R50. Um modelo que voltou a ser antecipado, desta feita no CES, em Las Vegas, através de um esboço captado numa imagem publicada pelo site GTSpirit, que permite perceber a generosa largura de vias, uma enorme tomada de ar no tejadilho, e as saídas de ventilação nos painéis traseiros, sinónimo da colocação central traseira do motor.

Rival directo dos não menos entusiasmantes Aston Martin AM-RB 001 (desenvolvido pela marca de Gaydon em parceria com a escuderia Red Bull), Bugatti Chiron e do futuro McLaren de três lugares, o AMG R50 oferecerá cerca de 1.000 cv de potência, extraída de um grupo motopropulsor que deverá combinar um V6 turbo de 1,6 litros com dois motores eléctricos e um sistema de recuperação de energia, a qual será transmitida às rodas através de um sistema de tracção integral permanente. O V6 térmico, anunciado pela AMG como “o motor de combustão mais eficiente do planeta”, deriva directamente do utilizado pelo W07, o monolugar Campeão do Mundo de F1, e, apesar de contar com uma taxa de compressão menos elevada, será capaz de fazer as mesmas 10.000 rpm.

Totalmente construído em fibra de carbono, espera-se o R50 seja capaz de cumprir os 0-100 km/h em menos de 2,5 segundos, ao passo que a ausência de uma asa traseira deixa antever o recurso a uma sofisticada aerodinâmica. A sua produção deverá situar-se entre os 200 e os 300 exemplares, cada qual custando qualquer coisa como 2 milhões de euros antes de impostos.

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