É rara a pessoa que se preocupa com os contornos do seu funeral. E, caso aconteça, no centro das atenções está, no limite, a escolha pelas flores predilectas ou o tipo de urna. Mas Tung Hsiang, um respeitado político de Taiwan, decidiu ser encaminhado para a sua última morada de forma exuberante. Muito provavelmente, realizando a última viagem do mesmo modo como fez todas as outras. Com estrondo.

Hsiang foi uma figura pública na cidade de Chiayi durante décadas mas, aos 76 anos, vítima dos excessos da vida, ou do stress da política, foi desta para melhor. Mas fez que questão que nada ficasse ao acaso, pelo que deixou tudo muito bem planeado. Ao mais ínfimo pormenor. A ponto de tornar este funcionário público substancialmente mais conhecido depois de morto do que em vida, sobretudo depois do vídeo do seu funeral se ter tornado viral.

Segundo a BBC, Tung Hsiang, deixou bem claro que recheou a sua vida de constantes momentos de diversão, o que o levou a solicitar à família que procedesse de igual forma no seu enterro. Cumprindo a vontade do falecido, os consternados familiares do político integraram dançarinos e até strippers no cortejo fúnebre, que na realidade, de fúnebre não teve nada – se bem que esta prática não seja propriamente uma novidade na ilha.

O toque de mestre de Hsiang consistiu em querer a acompanhá-lo uma frota de 50 Jeep, em cujo tejadilho foi montado um poste de inox, agarrado ao qual uma dançarina evoluía de forma provocadoramente sexy. É óbvio que as reduzidas vestes da bailarina colidiam com a indumentária dos restantes participantes no cortejo mas, no vídeo, ninguém parece muito incomodado com o facto. Muito provavelmente por acharem que se o Tung Hsiang passou a vida rodeado de pole dancers, por que não repetir a receita no seu funeral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR