A PSP já deixou os avisos sobre o condicionamento de trânsito na cidade de Lisboa esta segunda-feira, que começam às 10h30 e terminam por volta das 13 horas. Veja aqui a lista de ruas que vai ter de evitar, durante este horário, esta segunda-feira:

– Na zona do Campo Grande: Rua Dr. João Soares (junto à Biblioteca Nacional e ao Colégio Moderno), Alameda da Universidade; Campo Grande.

– Nas avenidas novas: Avenida da República, Praça Duque de Saldanha e Avenida Fontes Pereira de Melo.

– No Marquês de Pombal: Praça do Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores.

– Na Baixa: Praça D. Pedro IV, Rua Áurea, Rua do Comércio, Praça do Município, Rua do Arsenal.

Zona ribeirinha: Praça do Comércio, Avenida Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Avenida 24 de Julho.

Belém: Avenida da Índia e Praça do Império.

Na terça-feira, dia do funeral de Mário Soares, o cortejo fúnebre do antigo Presidente da República vai obrigar a limitações de trânsito em algumas zonas de Lisboa entre as 13 horas, altura em que o corpo de Soares sai do Mosteiro dos Jerónimos, até às 16 horas, quando chega ao cemitério dos Prazeres:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Belém: Praça do Império, Rua de Belém, Praça Afonso de Albuquerque, Avenida da Índia e Avenida 24 de Julho.

– Zona da Assembleia da República: Avenida D. Carlos I e Rua de São Bento.

– Junto à sede do PS: Largo do Rato e Avenida Álvares Cabral.

– Caminho até ao cemitério dos Prazeres: Rua de São Jorge, Rua da Estrela, Rua Domingos Sequeira, Rua Saraiva de Carvalho e Praça São João Bosco.

De acordo com a PSP, na segunda-feira dia os condicionamentos de trânsito começam pelas 10:30 e estendem-se até às 13:00, abrangendo os seguintes locais: Rua Dr. João Soares, Alameda da Universidade, Campo Grande, Avenida da República, Praça Duque de Saldanha, Avenida Fontes Pereira de Melo, Praça Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores, Praça D. Pedro IV, Rua Áurea, Rua do Comércio, Praça do Município, Rua do Arsenal, Praça do Comércio, Avenida Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Avenida 24 de Julho, Avenida da Índia e Praça do Império.

O cortejo fúnebre passará na segunda-feira pela residência de Mário Soares, no Campo Grande, em Lisboa, pelas 11:00, seguindo pelas ruas centrais da capital até à Câmara Municipal de Lisboa, onde fará uma breve paragem, em direção ao Mosteiro dos Jerónimos. O corpo ficará em câmara ardente na Sala dos Azulejos do Claustro dos Mosteiro dos Jerónimos, desde cerca das 13:00 até à meia-noite de segunda-feira e na terça-feira até ao final da manhã, entre as 08:00 e as 11:00, estando o local aberto a todos os cidadãos.

Na terça-feira, dia do funeral, o cortejo parte do Mosteiro dos Jerónimos para o Cemitério dos Prazeres, com breves paragens previstas em frente ao Palácio de Belém, à Assembleia da República, Fundação Mário Soares e à sede do Partido Socialista, no Largo do Rato.

Nesse dia, os condicionamentos de trânsito começam às 13:00 e estendem-se até às 16:00, abrangendo os seguintes locais: Praça do Império, Rua de Belém, Praça Afonso de Albuquerque, Avenida da Índia, Avenida 24 de Julho, Avenida D. Carlos I, Rua de São Bento, Largo do Rato, Avenida Álvares Cabral, Rua de São Jorge, Rua da Estrela, Rua Domingos Sequeira, Rua Saraiva de Carvalho e Praça São João Bosco.

Além dos condicionamentos de trânsito, na terça-feira, o estacionamento será proibido na Rua do Comércio (junto à Praça do Município), na zona envolvente ao Mosteiro dos Jerónimos e na Praça São João Bosco.

Nestes dois dias, a PSP aconselha que a população “privilegie a utilização de transportes públicos, se estacionar na via pública, verifique se o seu veículo permite a circulação de veículos pesados de emergência, verifique se deixou o veículo trancado e não deixe valores à vista no seu interior, seja cooperante com os agentes de autoridade e um órgão facilitador da ação policial, não comprometa a sua segurança e a dos outros cidadãos e não ostente bens pessoais de valor, especialmente telemóvel, carteira e relógio.