A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) suspendeu 39 lotes de quatro medicamentos depois de ter detetado “não conformidades no sistema de boas práticas de fabrico, relacionadas com a atividade de granulação e embalagem primária de comprimidos”. Em causa estão a Metformina da Mylan; o Paracetamol 1.000 mg da Bluepharma; o Paracetamol de 500 mg da Sandoz e o Supofen 1.000 mg em comprimidos.

Os lotes em causa podem ser consultados no aviso colocado no site do Infarmed, onde a Autoridade do Medicamento determina que “as entidades que possuam estes lotes de medicamentos em stock não os poderão vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução”.

Questionada pelo Observador, fonte oficial do Infarmed garantiu que as “não conformidades [detetadas] não interferem com a segurança dos medicamentos” e que “a decisão de recolha dos lotes dos medicamentos do mercado foi uma medida de precaução, tendo em conta a existência de inúmeras alternativas no mercado”.

E por não estar em causa da segurança, o Infarmed recomendou aos doentes que estão a consumir os referidos lotes “que não interrompessem o tratamento”, mas, “logo que possível, consultassem o médico para que lhes fosse prescrito um medicamento alternativo”. O número do lote pode ser facilmente encontrado na cartonagem ou no blister dos medicamentos.

A mesma fonte acrescenta ainda que “estes medicamentos têm peso reduzido no total do mercado português, além de que apenas alguns lotes destes medicamentos foram abrangidos por esta recolha”.

As irregularidades foram detetadas numa inspeção de rotina “no âmbito do sistema de garantia de qualidade” ao fabricante Granules India Ltd. Nos últimos cinco anos, o Infarmed deu ordem de recolha a 131 medicamentos por apresentarem não conformidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR