No Salão Automóvel de Detroit, a Audi revelou o protótipo que antecipa, ao que tudo indica numa versão já muito próxima daquele que será o modelo de produção, o futuro crossover coupé da marca dos quatro anéis, o Q8.

Conforme o próprio nome indica, o modelo deverá posicionar-se ligeiramente acima do Q7, actual topo de gama na oferta SUV do construtor de Ingolstadt, exibindo dimensões muito semelhantes às do “irmão”, com um comprimento de 5,02 contra 5,05 m do Q7, e uma distância entre eixos de 3 m, ou seja, praticamente a mesma do Q7. Já a estética é muito mais desportiva e marcante, com especial destaque para a traseira e para o pilar C estilo Coupé.

Ainda no exterior, vários outros elementos a remeter para o primeiro Audi quattro fabricado nos idos anos 80, como é o caso dos farolins interligados por uma barra preta, ou o logótipo nas portas traseiras. Sendo que a própria grelha frontal Singleframe é também maior do que a actualmente utilizada e as ópticas, tal como os farolins, são totalmente em LED.

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No interior, o Concept promete não só “um nível de luxo como em nenhum outro Audi”, segundo palavras do próprio fabricante, como também quatro bancos individuais a procurarem fazer sobressair o aspecto desportivo do modelo. Algo que, aliás, até poderá passar à versão de produção, embora já o mesmo não se possa dizer dos comandos, que no protótipo agora apresentado surgem todos integrados em ecrãs tácteis, posicionados tanto no tablier como entre os bancos da frente. E que, quando não são necessários, ‘eclipsam-se’ para dar lugar uma “mera” superfície preta brilhante. Por outro lado, componentes como o volante, mais parecem ter sido importados do Q7 – o que leva a crer que este protótipo não deverá andar muito longe da versão de produção.

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Em termos técnicos, o Q8 Concept recorre a uma propulsão híbrida, com motor V6 TFSI a gasolina de 333 cv e 700 Nm, e motor eléctrico com tecnologia plug-in, ambos apoiados por uma caixa automática de oito velocidades e acoplados a uma transmissão integral quattro.

Promete não só acelerações dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h, como também consumos de apenas 2,3 l/100 km. Além de uma autonomia de 60 km em modo exclusivamente eléctrico, com o carregamento completo das baterias de iões de lítio a demorar apenas 2,5 horas.

Finalmente e como suspensão, uma solução adaptativa, de modo a garantir maior estabilidade e conforto, consoante o tipo de condução seleccionado no Audi drive select. Algo que, aliás, o Q7 já garante.