As autoridades espanholas encontraram imagens de conteúdo sexual num computador que pertence aos seus pais, Fernando Blanco e Marga Garau. Este é o mesmo casal que, no início de dezembro, foi detido por ter recebido quase um milhão de euros para curar uma doença rara da filha, e que foi acusado de a ter inventado. Segundo a agência Efe, as imagens encontradas naquele computador são de Nadia Nerea, a filha do casal, atualmente com 11 anos.

Em comunicado, citado pelo El País, o juiz responsável pelo caso diz que as imagens “não são uma simples suspeita, mas sim a certeza e a prova de claros indícios objetivos da participação da pessoa investigada [o pai] na prática dos delitos referidos”. No auto que os Mossos d’Esquadra, o nome dado à polícia, entregaram ao juiz, estes referiram que as imagens podiam ser indícios dos crimes de “elaboração e posse de pornografia infantil, tal como de exibicionismo e provocação sexual”.

Pais angariaram quase um milhão de euros

Fernando Blanco e Marga Grau saíram do anonimato depois de terem angariado quase um milhão de euros em donativos para curar tratar tricotiodistrofia, uma doença genética rara que diziam afetar Nadia. O casal alegava que usaria o dinheiro em deslocações a vários países, para levar Nadia a médicos especialistas. O rol de países incluía Guatemala, Índia, Panamá, Rússia, Brasil, Argentina, Finlândia, Cuba, Chile e também o Afeganistão. No último caso, Fernando Blanco disse que arriscaram estar “sob bombas” para encontrarem um médico especialista em tricotiodistrofia numa caverna.

Porém, depois de uma investigação do El País ter levantado dúvidas e de o seguimento do caso ter sido assumido pelas autoridades, Fernando Blanco acabou por admitir que não tinha usado esse dinheiro para o tratamento da filha. Agora, diz que vai devolver o dinheiro. Segundo a agência Efe, os pais de Nadia gastaram pelo menos 600 mil dos 918 mil euros que angariaram em donativos para o tratamento da filha desde 2008. A partir de 2009, o dinheiro passou a ser depositado na conta de uma fundação que os pais criaram para esse fim.

Depois de terem sido expostos, os pais de Nadia perderam a custódia da criança, que agora tem 11 anos. Os pais foram detidos a 7 de dezembro, quando se preparavam para sair do país. O pai está em prisão preventiva e a mãe em liberdade condicional. As autoridades também estão a investigar a veracidade da doença de Nadia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR