Cabelos longos e morenos, elegância cobiçada e retratada com carinho na imprensa internacional e uma postura que não deixa ninguém indiferente. A Duquesa de Cambridge, que parece já ter conquistado meio mundo, completou 35 anos esta segunda-feira. Como vem sendo hábito, apresentamos 35 factos de uma ainda curta (mas grande) vida que pode não conhecer: desde as alegações que dão conta que Kate sofreu de bullying à veia desportiva e atleta da futura rainha.

1. Catherine Elizabeth Middleton nasceu a 9 de janeiro de 1982 em Reading, na Inglaterra. É a mais velha dos três filhos (Philippa, também conhecida por “Pippa” e James) de Carole e Michael Middleton.

2. O pai da princesa de 35 anos foi em tempos um piloto…

3. … E, curiosamente, a mãe era uma assistente de bordo.

4. Enquanto estudava foi uma verdadeira atleta, participando em diversos desportos, tal como ténis ou natação.

5. Além da performance física, Kate também experimentou a representação. Deu vida ao papel de príncipe encantado numa peça de teatro dedicada à gata borralheira e fez ainda de Eliza Doolittle em My Fair Lady.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

6. Segundo a publicação britânica OK!, a princesa viveu uns anos com a sua família em Amã, na Jordânia, na década de 1980. Mais tarde, mudou-se durante um ano para a cidade italiana de Florença em nome dos estudos.

https://twitter.com/ellielbolton/status/247085789060681728

7. A futura rainha de Inglaterra foi, segundo consta, vítima de bullying quando andava na escola. Kate chegou a ser transferida porque era gozada por ser “demasiado perfeita”.

8. Num registo mais simpático, consta que uma das alcunhas que os amigos da duquesa tinham para ela era Princess in Waiting (como quem diz, em português, “Princesa em Espera”).

9. Antes de pertencer à família real britânica, Kate trabalhou a tempo parcial para a empresa de roupa Jigsaw Junior.

10. Kate e o seu atual marido, o príncipe William, conheceram-se e apaixonaram-se na Universidade de St. Andrews, na Escócia. Já lá vão 13 anos.

(Fotografia protagonizada por sósias de William e Kate)

11. Escreve o site Biography que a relação do casal foi mantida em segredo durante vários anos devido à extrema descrença de William em relação à imprensa. Por esse motivo, os dois acordaram em não dar as mãos em público, além de evitarem serem vistos juntos em ocasiões festivas.

12. William pediu-a em casamento em 2010, quando o casal passava férias no Quénia. O pedido foi feito num lugar remoto e o anel, como seria de esperar, pertenceu em tempos à mãe de William, a princesa Diana.

13. A 29 de abril de 2011, Kate subiu ao altar num vestido da Alexander McQueen perante 2.000 convidados e 24 milhões de telespetadores, só no Reino Unido. A cerimónia teve lugar na Abadia de Westminster, em Londres.

14. O vestido de noiva de Kate tem a sua própria página na Wikipédia, onde se lê que foi idealizado por Sarah Burton, diretora criativa da marca Alexander McQueen, embora o seu fabricante não fosse anunciado até a noiva sair do carro para entrar na Abadia de Westminster.

15. Se o príncipe William chegar ao trono, ela será a primeira monarca britânica a ter um diploma universitário.

16. Kate tem um mestrado em História de Arte.

17. Ela foi o primeiro membro da sua família a ir para a universidade.

18. Aos 29 anos, diz o Yahoo, Kate tornou-se na noiva real britânica mais velha da história.

19. Kate foi mãe pela primeira vez em julho de 2013, quando o príncipe George Alexander Louis nasceu.

20. “It’s a girl” anunciam os jornais britânicos a 2 de maio de 2015. Era a vez da princesa Charlotte ver a luz do dia.

princess-charlotte-2

©AFP – Getty Images

21. No mesmo dia em que deu à luz, a duquesa de Cambridge foi fotografada com a princesa nos braços e com uma aparência deslumbrante. No ar ficou a dúvida se o regresso a casa seria, ou não, cedo demais.

22. Kate, William e os dois filhos já se deixaram fotografar pela lente de Mario Testino, o fotógrafo favorito da princesa Diana.

23. Antes de ser Duquesa de Cambridge, Kate Middleton já tinha sido proclamada rainha do lowcost. À semelhança de outros rostos femininos das monarquias europeias, a princesa tende a vestir-se com peças de preço acessível, alternando entre roupa luxuosa e outra mais barata e até tem o hábito de repetir conjuntos.

24. Cada peça de roupa que Kate usa é rapidamente escoada no mercado, com as leis da procura e da oferta a manifestarem um claro desequilíbrio — há quem lhe chame “o efeito de Kate” (“Kate effect”, em inglês).

25. Entre as designers que já ganharam o apreço da princesa está Roksanda Ilincic, que em 1999 deixou a Sérvia para estudar em Central Saint Martins, a universidade de artes londrina. E foi precisamente um dos seus vestidos que originou uma brincadeira entre marido e mulher para imprensa relatar e meio mundo saber: em abril de 2014, à chegada a Sidney, Kate — que à data usava um vestido amarelo da autoria de Ilincic –, contou aos jornalistas que William lhe havia dito que parecia uma banana.

https://twitter.com/Baby2Royal/status/578291756183261184

26. De acordo com a publicação OK!, Kate gostaria de um dia abrir a sua própria pastelaria, bem como lançar uma linha de roupa para crianças com o seu irmão James. Caso isso alguma vez se torne real, todas as receitas deverão seguir para jovens desfavorecidos.

27. O criador de One Tree Hill chegou a dizer que essa era uma das séries preferidas de Middleton.

28. A princesa está entre a legião de fãs de Downton Abbey. Quando em março de 2015 Kate visitou as gravações da série de época, o Twitter entrou em euforia.

https://twitter.com/SuzannaMcMahan/status/656616444638162944

29. A princesa tem uma cicatriz no couro cabeludo, adianta o site Yahoo. Um porta-voz do palácio confirmou que a respetiva cicatriz está diretamente relacionada com uma “operação muito grave” a que Kate se submeteu ainda em criança, ainda que se desconheça publicamente o que motivou a cirurgia.

30. Já foi considerada uma das pessoas mais influentes do mundo: em abril de 2013, a revista norte-americana Time publicava a sua lista anual das 100 pessoas mais influentes no planeta terra. E entre artistas, líderes e ícones estava Kate, que de menina de colégio cresceu para se tornar numa princesa.

31. A princesa gosta de registar momentos com diversas fotografias. Prova disso são as duas fotos que tirou ao pequeno George no primeiro dia de aulas do príncipe.

george

32. George começou a frequentar uma creche em Norfolk que segue o método Montessori, o qual apresenta uma abordagem mais liberal à educação, promovendo salas de aulas com alunos de diferentes idades, bem como a independência das crianças. Segundo consta na imprensa britânica, a creche que se situa numa antiga capela tem um custo de 5,50 libras (cerca de 7 euros) por hora. De referir que noutros tempos os Windsor estudavam nas dependências do palácio.

33. Em fevereiro deste ano, Kate Middleton gravava um vídeo a apelar aos pais para prestarem atenção à saúde mental e física dos filhos. Num vídeo de quase dois minutos, Kate falou nos problemas que os jovens atravessam, como bullying e violência doméstica, que podem levar a problemas “sérios” como “ansiedade, depressão e automutilação”. Kate, que tem trabalhado de perto com crianças desde que se casou com William, lembrou ainda que há crianças que não estão a receber a atenção de que precisam.

34. Na primavera de 2016, Kate e William visitaram pela primeira vez a Índia e o Butão. Durante a visita, Kate recriou a icónica fotografia, tirada em 1992, da princesa Diana sentada em frente ao Taj Mahal, na Índia.

(FILES) This combination photograph shows (TOP) Princess Diana of Wales as she poses at The Taj Mahal in Agra on February 11, 1992, and (BOTTOM) Britain's Prince William, Duke of Cambridge(R)and Catherine, Duchess of Cambridge as they pose during their visit to The Taj Mahal in Agra on April 16, 2016. Prince William and his wife Catherine arrived at the Taj Mahal, wrapping up their week-long trip to India and Bhutan with a visit that carries poignant echoes for Britain's royal family. / AFP / AFP AND POOL / Money SHARMA AND Douglas CURRAN (Photo credit should read MONEY SHARMA,DOUGLAS CURRAN/AFP/Getty Images)

35. Foi precisamente durante a visita oficial à Índia, que a Duquesa de Cambridge quebrou barreiras no universo da moda real ao surpreender com escolhas arrojadas, que variaram entre Topshop e Alexander McQueen.

Artigo originalmente publicado a 09.01.2016 e atualizado a 10 de janeiro de 2017, a propósito do 35º aniversário da Duquesa de Cambridge.