As autoridades de Marrocos proibiram o fabrico e venda do véu islâmico integral, argumentando que esta indumentária que cobre o corpo da cabeça aos pés está a ser usada para esconder a identidade dos criminosos. “Tomámos a medida de proibir totalmente a importação, fabrico e comercialização desta peça de vestuário em todas as cidades e vilas do reino”, disse um alto funcionário do Ministério do Interior ao site informativo Le360, e reproduzido pela agência de notícias AFP.

De acordo com vários órgãos de comunicação social marroquinos, que dão, esta terça-feira, conta da iniciativa do Ministério do Interior, os comerciantes estão a ser informados de que têm 48 horas para escoar a mercadoria, através de ações de sensibilização que pretendem informar os donos das lojas desta iniciativa governamental.

A imprensa dá conta de que o principal motivo para esta decisão tem a ver com “criminosos que repetidamente usam esta peça de vestuário para cometerem os seus crimes”, evitando a identificação pelas testemunhas, já que estão completamente cobertos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR