Em 2016, as vendas da Mercedes-Benz, a nível global, voltaram a crescer na casa dos dois dígitos (+11,3% face a 2015), com a marca da estrela a alcançar um total de 2.083.888 unidades vendidas no ano passado. Ou seja, foi a primeira vez que vendeu mais de 2 milhões de automóveis num só ano, tornando-se assim na marca premium mais vendida no mundo.

Mas o ano que acaba de findar trouxe mais motivos de regozijo para a casa de Estugarda. Por exemplo, a sua divisão desportiva Mercedes-AMG estabeleceu um novo recorde, vendendo 99.325 automóveis (+44,1% do que em 2015, e mais do que triplicando nos três últimos anos), o mesmo se aplicando à Smart, com 144.479 unidades entregues a clientes (+21% relativamente ao ano anterior), 3.034 das quais em Portugal. Ao mesmo tempo, Dezembro foi o 46º melhor mês consecutivo de vendas da Mercedes, que liderou o segmento premium em países como a Alemanha, Portugal, Itália, EUA, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Taiwan e Canadá.

Por regiões, a Europa continua a ser o principal destino dos modelos da marca, tendo aqui sido vendidos praticamente 900 mil automóveis. A procura estabeleceu um novo máximo também na região Ásia-Pacífico, com 734.169 unidades entregues, em boa parte impulsionada pela performance registada na China, que por si só absorveu 472.844 automóveis.

O Classe C continua a ser o modelo mais procurado da Mercedes, assegurando vendas de quase 425 mil unidades em 2016, tendo a China como o seu maior mercado. O Classe E conquistou mais de 250 mil clientes, enquanto o Classe S da actual geração já conta com mais de 300 mil exemplares vendidos desde o seu lançamento em 2013.

Quanto aos inevitáveis SUV, as vendas cresceram 34,3%, para 706.160 unidades, e até o “imortal” Classe G estabeleceu um novo recorde, com cerca de 20 mil unidades vendidas em 2016.

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