A Porto Vivo — Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense (SRU) está a promover, até dia 10 de fevereiro, um concurso para o arrendamento de 28 apartamentos e 11 lojas no centro histórico do Porto. O objetivo é atrair cerca de 70 novos moradores para a zona da Sé, oferecendo preços mais acessíveis.

Estão disponíveis tipologias T0, T0+1, T1, T1+1, T2, T2 duplex e pelo menos um T2 triplex, pode ler-se na página da SRU. Os valores oscilam entre os 164,60 euros para o T0 e os 523,90 euros para o T3 triplex. Todos ficam localizados na zona do Morro da Sé, nas ruas dos Mercadores, Sant’Ana, Bainharia e Pelames, além do Largo da Pena Ventosa e da Viela do Anjo.

A loja mais cara tem 109,55 metros quadrados e o arrendatário terá de pagar 876,40 euros. A mais barata tem 15,64 metros quadrados e a mensalidade será de 125,12 euros.

De acordo com o Regulamento do Concurso, as candidaturas estão abertas a todas as pessoas, embora seja dada prioridade a senhorios que possuam imóveis na Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico do Porto e que necessitem de realojar temporariamente os seus inquilinos, para efeitos de reabilitação daqueles espaços.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Será, também, dada prioridade a agregados que possuam filhos menores. O agregado familiar terá de ser adequado à fração a que a pessoa se candidata.

As habitações e lojas estão disponíveis para visita até ao dia 8 de fevereiro, entre as 10h e as 12h e entre as 14h e as 16h, de segunda a sexta-feira, mediante marcação prévia para o telefone 22 207 2700. Os interessados devem apresentar as suas candidaturas até 10 de fevereiro. As candidaturas aceites serão depois alvo de um sorteio a realizar a 2 de março. O Regulamento do Concurso e o boletim de inscrição podem ser consultados na sede da Porto Vivo – SRU, na Rua Mouzinho da Silveira, ou no site da empresa pública.

O concurso insere-se no programa de realojamento do Morro da Sé. De acordo com a SRU, todos os edifícios “têm excelentes condições ao nível da eficiência energética, com caixilharia de vidro duplo, com revestimentos de paredes exteriores e coberturas com isolamento térmico e, muitos dos fogos, com serviço de painéis solares”.