Marine Le Pen chama “patriotismo económico” e “protecionismo inteligente” à medida de Donald Trump, nos Estados Unidos, que já fez recuar gigantes do setor automóvel como a Ford em planos de investimento noutros países por ameaçar taxar as empresas que escolhem instalar fábricas além fronteiras. A candidata da extrema direita em França prepara-se para fazer o mesmo se chegar ao Eliseu.

“Ele está a colocar em prática medidas que eu apoio há anos e para as quais tantos a imprensa como a classe política têm me dito que são impossíveis de implementar. Isto é patriotismo económico, um protecionismo inteligente”, diz Le Pen sobre Trump que ameaçou criar uma taxa aduaneira nos Estados Unidos para evitar que empresas como a Ford ou a Toyota instalem fábricas no México. Ainda há uma semana, o presidente eleito dos EUA escreveu no Twitter “nem pensar” quando se referiu à fábrica que a Toyota quer construir no México para produzir carros da gama Corolla para os Estados Unidos: “Fabriquem nos Estados Unidos ou paguem uma elevada taxa aduaneira”. Um tweet que, nesse dia, teve consequência imediata nas ações da empresa na bolsa.

No final da entrevista à France 2, na terça-feira de manhã, a candidata da Frente Nacional foi questionada sobre se pretende avançar com uma política semelhante em França, nomeadamente face a fabricantes de automóveis como a PSA Peugeot Citroen e a Renault, e respondeu com o exemplo de Trump. “Não me importo de explicar às empresas francesas que elas não podem fugir aos impostos que deveriam estar a pagar em França e que não podem ir para offshores sem sofrerem consequências” (no vídeo a partir do minutos 7:36).

Para a candidata, esta é “uma escolha tem que ser feita, é uma escolha de patriotismo” e que tem como objetivo dar um contributo para a “criação de emprego nacional”. A ameaça de Trump teve como efeito imediato a desistência da Ford em avançar com um plano de investimento de 1,6 mil milhões de dólares no México, anunciando mesmo que vai investir 700 milhões de dólares na expansão na sua fábrica no Michigan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR