O CDS-PP vai apresentar, esta quinta-feira, um requerimento para ouvir “com urgência” a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, acerca das sucessivas falhas de segurança no aeroporto de Lisboa que permitiram a fuga de dois argelinos, avança o Diário de Notícias.

O partido está preocupado com a nova falha de segurança no aeroporto que ocorreu esta quinta-feira, quando dois argelinos sem vistos conseguiram escapar, mesmo estando acompanhados por uma equipa da PSP e outra do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). O CDS-PP quer explicações da ministra, que tinha anteriormente garantido, no parlamento, a tomada de medidas para pôr fim a situações como esta.

O deputado centralista Telmo Correia assegura que parece “haver aqui uma rede ou um mecanismo recorrente que permite as fugas” o que “demonstra que os meios de segurança não estão a funcionar, apesar de todos os antecedentes e alertas”. Já o PSD teme que “Portugal se transforme num local onde é fácil entrar e sair sem vistos” afirma também ao Diário de Notícias o deputado Fernando Negrão.

Constança Urbano de Sousa constituiu um grupo de trabalho — com a PJ, a PSP, o SEF e o SIS — para identificar e combater as vulnerabilidades de segurança no aeroporto Humberto Delgado, reforçando a videovigilância e o controlo de passageiros de risco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR