A Livraria Lello, no Porto, festeja o seu 111.º aniversário esta sexta-feira com oferta de livros, a atuação de Capicua e planos para começar a vender livros para todo o mundo em 2017. Logo pelas 10h00 de sexta-feira, a Lello, localizada na rua das Carmelitas, número 144, junto à Igreja dos Clérigos, abre as portas a todos os visitantes, gratuitamente, e vai oferecer aos primeiros 111 visitantes um exemplar do livro infantil intitulado “Na livraria mais bonita do mundo”, que é uma edição da própria Livraria Lello.

Capicua apresenta pelas 11h o livro/disco “Mão verde”, oferecendo ao público uma breve atuação sobre o seu novo trabalho, para logo de seguida, pelas 11h30, serem inauguradas as primeira montras temáticas de 2017 da Livraria Lello, com coordenados da marca portuguesa Storytailors, apresentando vestidos inspirados na azulejaria e na porcelana portuguesas, em exposição até 28 de fevereiro.

“Fazemos 111 anos (…). Este ano temos a curiosidade de fazer uma capicua e também lembrámo-nos da Capicua, a ‘rapper’, e vamos tê-la cá para o nosso aniversário”, contou à Lusa Manuel de Sousa, assessor da Livraria Lello, referindo que vão ser oferecidos aos primeiros 111 clientes 111 livros sobre a história da livraria. Um dos destaques da programação para 2017 é o lançamento de um projeto no primeiro trimestre que visa a venda e entrega de livros em qualquer país do mundo, sem custo adicional, avançou à Lusa Pedro Pinto, um dos administradores da livraria.

Outro dos eventos destacados pela administração da livraria é a realização de um jantar especial a acontecer entre maio e junho deste ano, em homenagem ao pintor Salvador Dali e ao livro da sua autoria intitulado “Les dîners de Gala”, publicado em 1973 e reeditado em 2016 pela Taschen, tendo como curador o ‘chef’ Pedro Lemos, que vai lançar o desafio a alguns cozinheiros de prestígio internacional para reinterpretarem algumas das 136 receitas gastronómicas que constam naquela obra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Pelo seu requinte e exclusividade, acreditamos que este jantar se poderá tornar num dos eventos de maior notoriedade na cidade do Porto em 2017”, sustenta a administração da Lello.

No Dia Mundial do Livro, a 23 de abril, a Lello organiza o “Encontro das Livrarias Mais Bonitas do Mundo”, designadamente a Atlantis Books (Santorini, Grécia), Librerie Acqua Alta (Veneza, Itália), Daunt Bookshop (Londres, Reino Unido) ou The Last Bookstore (Los Angeles, EUA), pretendendo convidar os seus representantes para uma reunião no Porto para discutir assuntos de interesse comum, nomeadamente um “Passaporte das Livrarias Mais Bonitas do Mundo” e um programa de intercâmbio de livreiros entra as diversas livrarias.

Ao longo de todo o ano de 2017 a Lello vai assinalar os “Dias Nacionais” e vai homenagear as nacionalidades dos visitantes que receberam nos últimos tempos com 12 dias nacionais, começando já no dia 11 de fevereiro a assinalar o dia da fundação nacional do Japão, e a 21 de abril o Reino Unido com o aniversário da rainha.

Animação noturna, encontros com autores internacionais, um concurso internacional de fotografia, leitura de contos para crianças dois domingos por mês, visitas guiadas à livraria no Dia Mundial da Criança ou o prémio de literatura marginal são outras das iniciativas que a Lello tem previstas na sua programação cultural para 2017.