Yes, we are shoeaholics! No, we don’t need help! (Sim, nós somos viciados em sapatos! Não, não precisamos de ajuda!)

O aviso está feito à entrada do número 26 da Calçada do Sacramento, em Lisboa. No novo espaço do Chiado — o The Feeting Room (TFR) — gosta-se de sapatos e ninguém tem problemas em admiti-lo. O vício começou nos pés de Edgar Ferreira, Bruno Araújo e Guilherme Pinto de Oliveira que, no meio de ténis, botas e sandálias, fundaram uma concept store de calçado português. Abriram a primeira loja no Porto, em abril de 2015, e agora inauguraram um espaço de 300 metros quadrados na capital do país da qual já faz parte um novo sócio, Arnaldo Pinto — também ele um shoeaholic.

“Acreditamos no valor do calçado português”, começa por explicar Edgar Ferreira ao Observador. “O TFR pretende ser a concept store de referência enquanto curadora de calçado e de lifestyle no mercado nacional“. Lá encontra marcas tão familiares como a Nobrand, Lemon Jelly, Goldmud, Freakloset, Marita Moreno e Nostudio mas também casas do universo de moda — portuguesas e internacionais — como Luís Carvalho, Carla Pontes, +351, Inimigo e FRNCH. Do vestuário à decoração, passando pelos acessórios, ainda encontra os cadernos da Fine & Candy, lápis da Viarco, jardins suspensos da Fiu e as meias originais da WestMister.

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A The Feeting Room alberga marcas nacionais e internacionais em ascensão que prezam pela qualidade. (foto: Fábio Pinto/Observador)

Inspiramos-nos em referências das capitais europeias como a Colette e o Corso Como para refletir o lifestyle do nosso consumidor”, diz Edgar Ferreira. Uma influência que não passa despercebida aos clientes estrangeiros (cerca de 70%) que procuram um ambiente acolhedor para fazer compras. Já as parecenças com o número 213 da Rue Saint-Honoré, em Paris, estão à vista: da disposição do espaço ao estilo alternativo, só fica mesmo a faltar um café. “A loja do Porto conta com dois andares e com um café no piso de cima, o The Coffee Room, e já estamos a pensar como é que podemos adaptar o conceito no único piso de Lisboa”, argumenta o sócio responsável pela comunicação da marca.

Para compensar, há dois espaços exclusivamente dedicados à primeira shop-in-shop de Daniel Wellington em Portugal e à portuense concept store Clérigos In que vende marcas como Chiara Ferragni, Mykita e Stella McCartney. A caminho da internacionalização do conceito, vêm aí exposições, atuações de DJs, workshops, lançamentos e apresentações já com vinis, revistas e livros à venda. “A nossa estratégia de crescimento no país passa por ter apenas duas lojas em Portugal, mas não excluímos a possibilidade de, por exemplo, abrir uma pop up store em pleno verão no Algarve”, afirma Edgar Ferreira. “Mas abrir uma loja numa capital europeia faz parte dos nossos planos estratégicos.”

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Em cima da mesa da The Feeting Room do Chiado encontra sabonetes, velas, lápis, chá e tecnologia à venda. (foto: Fábio Pinto/Observador)

Nome: The Feeting Room
Morada: Calçada do Sacramento, 26 (Baixa/Chiado), Lisboa
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 20h. Domingos das 12h às 18h.
Site: thefeetingroom.com