Um estudo levado a cabo por cientistas canadianos revela que a tensão arterial da mulher, mais ou menos 26 semanas antes da gravidez, pode influenciar o sexo dos seus filhos: sinais de tensão arterial mais elevados significam que é mais provável dar à luz um menino – se forem mais baixos, uma menina, dá conta o The Telegraph. “Isto sugere que a tensão arterial de uma mulher antes da gravidez é um fator previamente irreconhecível que está associado à probabilidade de ter um menino ou uma menina”, afirma o Dr. Ravi Retnakaram, endocrinologista no Hospital Mount Sinai, em Toronto.

Esta descoberta deu-se ao acaso, numa altura em que os investigadores tentavam descobrir quais os fatores determinantes para o rácio de bebés do sexo masculino e do sexo feminino numa determinada população, chegando à conclusão de que os ambientes de stress são os grandes responsáveis (como guerras, desastres naturais e crises económicas). Isto é: em momentos de stress, um género tem mais probabilidade de sobreviver relativamente ao outro durante a gravidez.

De acordo com a explicação de Ravi Retnakaram: “Quando uma mulher está grávida, o sexo do feto é determinado pelo facto do esperma do pai fornecer um cromossoma X ou Y, não havendo nenhuma evidência de que essa probabilidade é variável nos seres humanos. No entanto, o que se acredita que pode variar é a proporção entre fetos masculinos e femininos, que acaba por se perder durante a gravidez”, acrescenta ainda Retnakaram ao The Telegraph.

De uma forma mais simplificada: mulheres que têm tensão mais baixa têm uma fisiologia menos propícia à sobrevivência de um feto do sexo masculino e mulheres com tensão mais alta são menos propícias à sobrevivência de um feto feminino.

Este estudo, publicado no American Journal of Hypertension, contou com a participação de 1.411 chinesas recém-casadas que estavam a tentar engravidar. A sua tensão arterial foi medida cerca de 26 semanas antes da gravidez e foram seguidas durante todo o processo. No final, as mulheres deram à luz 739 rapazes e 672 raparigas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR