A polícia federal (PF) brasileira fez esta sexta-feira buscas num imóvel do ex-ministro Geddel Vieira Lima, um dos alvos da investigação sobre fraudes no banco público Caixa Económica Federal entre 2011 e 2013, divulgou a imprensa brasileira.

Vieira Lima foi ministro da Secretaria do Governo do Presidente Michel Temer e demitiu-se em novembro depois de ser acusado de pressionar o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, para autorizar uma obra no centro histórico de Salvador, na Bahia.

Marcelo Calero pediu também demissão do cargo ministerial por discordar da atuação de Vieira de Lima neste episódio. Geddel Vieira Lima foi vice-presidente de um dos setores do banco (Pessoa Jurídica/Coletiva) no período investigado pela polícia federal.

A PF está a cumprir esta sexta-feira sete mandados de busca e apreensão relacionados com este caso de fraude na área de créditos da Caixa Económica Federal. Os mandados foram cumpridos, além da Bahia, em endereços residenciais e comerciais nos estados do Paraná e São Paulo e no Distrito Federal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ação de esta sexta-feira, batizada de ‘Cui Bono’, baseia-se em informações encontradas num telemóvel apreendido pela polícia em dezembro de 2015 na residência oficial do então presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Eduardo Cunha, que foi cassado no ano passado. Segundo a PF, o telemóvel apreendido continha “intensa troca de mensagens” entre Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima no período investigado pela polícia.

Ainda segundo as investigações, as trocas de mensagens “indicavam a possível obtenção de vantagens indevidas pelos investigados em troca da libertação para grandes empresas de créditos junto à Caixa Económica Federal”.

Várias pessoas estão a ser investigadas e os crimes alegadamente cometidos seriam de corrupção, formação de grupo criminoso e branqueamento de capitais.