A Comissão de Utentes do Itinerário Complementar (IC1) pediu audiências ao Presidente da República e ao primeiro-ministro para insistir na exigência de obras de requalificação da estrada entre Alcácer do Sal e Grândola.

Os utentes criticam a “falta de manutenção” no troço entre Alcácer do Sal e Grândola, no distrito de Setúbal, e consequente “elevada degradação” do piso, que não oferece as “condições necessárias para a circulação em segurança”, o que, alegam, “tem potenciado um número crescente de acidentes, muitos deles com vítimas mortais”, e apontam o dedo aos “diversos governos”.

“Consideramos que se continua perante uma situação inaceitável, em que os diversos governos têm, como se diz em gíria popular, ´empurrado com a barriga`, deixando o problema agravar-se e abandonando as populações destes dois concelhos em particular”, critica a Comissão de Utentes do IC1, num comunicado enviado à agência Lusa.

Para voltar a exigir obras na estrada, a Comissão de Utentes do IC1 solicitou audiências ao Presidente da República, presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, ministro do Planeamento e das Infraestruturas e ao presidente da Infraestruturas de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No comunicado, a Comissão de Utentes lembra que no dia 31 deste mês será assinalado o oitavo ano decorrido desde a data da rubrica do “contrato inicial” da “Parceria Público Privada (PPP), um processo contratualizado pelo então XVII Governo Constitucional (PS)”.

“O pressuposto desta PPP tem sido um modelo de negócio desastroso e com custos elevados para o erário público, com maior incidência, para os munícipes destes dois concelhos”, critica a comissão, reiterando o cumprimento de uma resolução da Assembleia da República que recomenda ao Governo a “reparação e beneficiação urgentes” do troço.

Pedindo “transparência”, a Comissão de Utentes volta a exigir “que se promovam de imediato as necessárias e urgentes obras na já apelidada ´estrada da morte`”.