Marca de luxo do grupo Toyota, a Lexus tem procurado afirmar-se com automóveis de estética invulgar, luxuosos e de tecnologia evoluída no segmento premium. Contudo, desta feita, a marca decidiu aventurar-se, não no alcatrão e muito menos em pisos de terra, mas sim na água, desvendando um protótipo de lancha rápida a que deu o nome de Lexus Sport Yatch Concept.

A embarcação, apesar de ser um protótipo, está totalmente funcional, encontrando-se inclusivamente num cais na ilha Di Lido da baía Biscayne, em Miami Beach, EUA, possuindo um comprimento de 42 pés (12,7 metros), uma boca (largura) de 3,86 m e capacidade para oito passageiros.

Construída em fibra de carbono, a Lexus Sport Yatch Concept é, também por esse motivo, cerca de uma tonelada mais leve que as congéneres. Na popa, a lancha exibe dois motores V8, que são uma derivação dos V8 5,0 litros que equipam, por exemplo, o LC 500. Em matéria de potência, cada um debita cerca de 449 cv, o que assegura à embarcação um total de 897 cv para voar baixinho através das ondas, com o Lexus Sport Yatch Concept a anunciar uma velocidade máxima de 43 nós, ou, na terminologia terrestre, um pouco mais de 77 km/h.

Ainda sobre esta lancha rápida, diz a Lexus que a ideia nasceu na sequência de um convite feito pelo Toyota Marine Department ao presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, para um passeio de alguns dias a bordo do iate Ponam 28V. Isto, numa altura em que a embarcação estava a ser lançada no mercado japonês.

Reza a história que o Sr. Toyoda terá ficado de tal forma satisfeito com a experiência, que rapidamente deu consigo a pensar naquilo que a Lexus, enquanto marca de luxo, poderia fazer, caso se aventurasse num desafio semelhante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR