Já está disponível no mercado português a primeira novidade da Mazda para o ano de 2017: a nova geração do Mazda6, modelo que evolui grandemente face ao seu antecessor. Não tanto ao nível do design, apenas ligeiramente retocado (agora com faróis integralmente por LED, retrovisores rebatíveis electricamente de forma automática e “piscas” de maiores dimensões), ou de um habitáculo espaçoso e bem construído, com um grau de refinamento que pretende aproximar-se dos padrões normalmente associados aos modelos provenientes das marcas premium.

É, portanto, aquilo que se não vê o que mais marca a diferença no renovado Mazda6. Desde logo por ser o primeiro modelo da marca em Portugal a propor o seu novo sistema de vectorização de binário G-Vectoring Control, e o que estreia na gama do construtor de Hiroshima o sistema Skyactiv-Vehicle Dynamics, em que a potência do motor é automaticamente modulada no sentido de optimizar a capacidade de resposta e de incrementar a estabilidade dinâmica, em especial em curva.

Gama em Portugal

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A gama do Mazda6 no mercado nacional continua a propor três níveis de equipamento (Essence, Evolve e Excellence), que podem ser complementados com o pacote Leather (bancos em pele, sendo os dianteiros eléctricos e contando o do condutor com memória), o cruise control activo, o sistema de navegação e o tecto de abrir eléctrico.

Os preços têm início nos 35.158€ pedidos pela versão Essence de 150 cv e quatro portas (a carrinha custa 35.269€), estando a variante de 175 cv disponível desde 41.758€ na berlina, e de 41.793€ na versão Wagon – que de série oferece já o nível de equipamento Excellence e o sistema de navegação.

O motor turbodiesel Skyactiv-D 2.2 é o único disponível no nosso país, mas volta a ser proposto entre nós em versões de 150 cv e 175 cv. Anuncia-se mais refinado do que nunca, graças à integração de novas tecnologias, como os sistemas High-Precision DE Boost Control (incrementa a resposta do sistema de sobrealimentação e a capacidade de controlo do sistema de injecção), Natural Sound Smoother (abafa o habitual “matraquear” dos motores a gasóleo) e Natural Sound Frequency Control (supressor das frequências típicas dos motores diesel responsáveis por sempre desagradáveis ruídos e vibrações).

A segurança também não foi esquecida. A nova câmara de monitorização dianteira garante novas competências aos diversos sistemas de segurança activa do pacote i-Activsense, que inclui três novos elementos. A travagem automática em cidade é mais abrangente e passa a dispor de reconhecimento de peões; o alerta de colisão detecta a aproximação excessivamente rápida ao veículo da frente, emitindo avisos ao condutor, e actuando em seu lugar caso este os ignore; o sistema de leitura de sinais de trânsito identifica os sinais de limite de velocidade e de trânsito proibido, exibindo-os no head-up display.

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