O Convento São Francisco, em Coimbra, recebe no sábado um espetáculo interativo para bebés e a antiga igreja do convento acolhe na sexta-feira um concerto que celebra o legado de Erik Satie, compositor francês associado ao minimalismo.

No sábado, o Convento São Francisco vai receber duas sessões de “Larasati ou canções de adormecer estrelas”, de Elizabeth Davis e Teresa Gentil, pensado para bebés e crianças até aos cinco anos, informou esta terça-feira a Câmara Municipal de Coimbra, entidade responsável por este espaço cultural da cidade.

O espetáculo musical interativo aborda três canções e três países — Indonésia, Inglaterra e Portugal — numa viagem que explora “timbres e texturas resultantes do entrelaçar das melodias” dessas três canções “distintas, mas compostas com o mesmo propósito: fazer adormecer“.

À voz e ao piano, junta-se um extraordinário conjunto de percussão, composto por metalofones, xilofones, gongos e tambores, entre outros instrumentos”, refere a autarquia, na nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O espetáculo de 40 minutos tem uma sessão às 15h00 para crianças dos dois aos cinco anos e outra às 16h30 para bebés, até aos 24 meses de idade.

Um dia antes, na sexta-feira a antiga igreja do Convento recebe às 22h00 o trio Joana Gama, Luís Fernandes e Ricardo Jacinto, que se propõe celebrar em concerto os 150 anos do nascimento do francês Erik Satie, compositor associado ao minimalismo, criador da composição “Gnossienne n.º 1”, usada por diversas vezes em bandas sonoras de filmes.

Sob o nome de HARMONIES — título de um conjunto de estudos harmónicos da autoria de Satie — o projeto junta piano, violoncelo e eletrónica, num espetáculo em que cada instrumento assume “papéis independentes” e onde surge um objeto “cenográfico-instrumental, que funcionará como fonte sonora ativada pelo trio”, refere a Câmara de Coimbra.

Aproveitando a presença de Joana Gama ao Convento, o espaço propõe ainda uma oficina de dança criativa dinamizada por Rita Grade, “que tem como principal objetivo promover a escuta” do compositor Erik Satie, “utilizando ferramentas e metodologias da dança contemporânea e permitindo a construção e o cruzamento de referências culturais e artísticas”. A oficina decorre na sexta-feira e no sábado e está disponível para escolas, jovens e adultos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR