A partir de fevereiro, os grandes temas da atualidade vão ganhar um novo espaço na televisão portuguesa com o Fronteiras XXI, o novo programa da RTP 3 que resulta de uma parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). O primeiro convidado de peso já foi revelado: o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa estará presente no primeiro de dez debates, já no dia 1 de fevereiro.

Moderados pelo apresentador Carlos Daniel, os dez debates do Fronteiras XXI serão emitidos em direto a partir do Teatro Thalia, em Lisboa. Na apresentação do novo programa, que decorreu esta terça-feira no teatro, Carlos Daniel garantiu que o leque de convidados será “excelente” e que incluirá especialistas nacionais e estrangeiros. “Teremos convidados em estúdio” e, sempre que possível, serão ouvidos “grandes especialistas em reportagem”, explicou.

O programa será transmitido na presença de uma plateia selecionada, de cerca de duas dezenas de espectadores. A escolha será feita a partir do site do programa, onde existe uma secção dedicada a comentários e questões. Os autores dos melhores comentários terão um lugar marcado no teatro.

Marcelo Rebelo de Sousa discute o Populismo

O primeiro programa será dedicado ao Populismo e, além de Marcelo Rebelo de Sousa, terá como convidados os professores Mónica Brito Vieira, da Universidade de York, e João Pereira Coutinho, da Universidade Católica. As biografias dos convidados e outros materiais que ajudam a perceber o fenómeno e o seu crescimento na Europa podem ser consultados no site do programa, que foi também posto “no ar” esta terça-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O site pretende fazer “uma ligação entre programas” e servir também de “preparação para o debate”, tornando-se numa espécie de “arquivo digital que vai antever todas as séries”, como explicou o apresentador Carlos Daniel. Os espectadores vão poder encontrar aí vários documentos que ajudarão a contextualizar o tema e o debate seguinte, aos mesmo tempo que ficará sempre disponível a informação relativa aos programas anteriores. Num programa que pretende ser interativo, o site permite também endereçar questões aos convidados (já se encontra disponível a opção “Pergunte ao Presidente”).

Além do Populismo, o Fronteiras XXI irá explorar temas atuais como as migrações e o seu efeito, a tecnologia e o clima, adiantou Paulo Dentinho. Serão “momentos para pensar” e debater, sem haver a pretensão de que serão encontradas respostas. “Porque não vamos tê-las”, garantiu o diretor de informação da RTP. “Quando se fala neste tipo de assuntos, as pessoas tendem a pensar em algo aborrecido. O objetivo é fazer com que os temas motivem“, afirmou por sua vez Carlos Daniel.

O Fronteiras XXI será transmitido em direto do Teatro Thalia na primeira quarta-feira de cada mês (ao todo serão dez debates), a começar no dia 1 de fevereiro. Mas atenção: as datas podem vir a sofrer alterações, uma vez que as emissões estão dependentes da disponibilidade dos convidados.