O Ministério da Saúde da Rússia quer erradicar o tabagismo no país e, para tal, quer proibir qualquer pessoa que nasceu depois de 2014 a fumar, mesmo quando chega a adulto. Segundo dá conta o El Mundo, a Rússia é um país de 143 milhões de habitantes onde, por ano, quase 400 mil morrem por doenças relacionadas com o tabaco, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Esta medida só entrará em vigor em 2033 e, supostamente, essa seria a primeira geração de russos a nascer sem qualquer índice de fumadores no país. Mas esta medida tem criado as suas controvérsias: sendo que cerca de um terço dos russos fumam e, sendo a Rússia um país que até há poucos anos era bastante tolerante ao tabaco, a medida criou surpresa.

Foi em 2013 que Vladimir Putin, que não fuma nem bebe álcool, lançou várias medidas contra a venda e distribuição de tabaco que, mais tarde, foi piorando: restrição da publicidade, dos pontos de vendas e dos espaços para fumar. E, segundo afirma o El Mundo, a medida do Governo Russo tem, efetivamente, sido eficaz, sendo que o número de fumadores com menos de 15 anos terá baixado de 25% para 9%. O aumento dos impostos e a crise também foram fatores que ajudaram.

Mas parece que estes valores ainda não são o suficiente e o próximo objetivo é acabar, de vez, com os fumadores no país. Até 2022, segundo as medidas do Ministério da Saúde, pretende-se igualar os cigarros eletrónicos aos cigarros comuns; aumentar a lista de lugares onde é proibido fumar e, a mais controversa, os trabalhadores que fumem têm que fazer mais horas.

Se, por um lado, há quem aprove as medidas, claro que erradicar com o tabagismo não é tarefa fácil. A industria tabaqueira não está contente e já vieram afirmam que esta medida é uma discriminação ao sector. Além do mais, afirmam que a adoção desta medida apenas fará com que o comércio ilegal vá crescendo, cada vez mais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR