Três sismos foram sentidos esta manhã no centro de Roma, em Itália, no espaço de apenas uma hora — entre as 10h25 (09h25 em Lisboa) e as 11h25. O maior teve uma magnitude de 5.7 na escala de Richter e teve o seu epicentro na zona de Ascoli Piceno, a 110 quilómetros de Roma, muito embora tenha sido sentido nessa cidade. Depois dos três sismos foram ainda sentidas pequenas réplicas.

A imprensa local avança que o metro de Roma, linhas A, B e B1, foi evacuado, e a autoestrada A24 foi encerrada. Há também registo de algumas escolas e museus evacuados, além de escritórios e ministérios públicos de portas fechadas, tal como o da Economia e o dos Transportes, a título de exemplo. Também os escritórios da televisão RaiNews foram evacuados, tal como confirma o Tweet abaixo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Coliseu foi igualmente fechado, mas apenas por uma questão de precaução, sendo que as visitas foram posteriormente retomadas com normalidade.

Até ao momento, não existe registo de feridos.

Há vários relatos de pedidos de informação feitos através do número de emergência 112, mas nenhum deles consistiu em pedidos de ajuda na sequência dos vários sismos que assolaram o coração de Itália, escreve o jornal Il Messagero.

A zona atingida pelos terramotos está coberta de neve e também Amatrice — que acordou debaixo de escombros no verão do ano passado, sismo que vitimou cerca de 300 pessoas — foi afetada, tendo-se registado alguns danos materiais. Já a comuna italiana Ascoli Piceno está há 48 horas sem eletricidade devido a uma tempestade de neve e teme-se que o terramoto tenha causado deslizamentos, avança o jornal espanhol El País.

Os tremores foram ainda sentidos em vários bairros da capital, de Tiburtina a Monteverde, e também no centro da cidade. No momento dos abalos as pessoas saíram à rua com receio e no Twitter já existem relatos de quem sentiu os três sismos e suas réplicas:

https://twitter.com/nelisaMM/status/821666110835662848

Segundo o jornal Corriere Della Sera, que cita peritos do Instituto de Vulcanologia Geofísica, o terramoto desta manhã foi gerado pelo mesmo sistema de falhas responsável pelo sismo de 24 de agosto que vitimou cerca de 300 pessoas.