Um estudo revela que um terço dos asmáticos pode não sofrer desse problema: ou porque melhoraram ou porque o diagnóstico foi feito de maneira errada, dá conta o The Telegraph. A investigação contou com a participação de 700 adultos, a quem foi diagnosticada asma nos últimos cinco anos, e concluiu que 33% dessas pessoas não sofria mesmo dessa condição, nove em dez estavam aptos a deixar de tomar os medicamentos, alguns sofriam de alergias ou de azia e 28% não tinha nenhum problema de saúde.

“É impossível dizer quantos pacientes foram inicialmente diagnosticados com asma e quantos é que já não sofrem de nenhum sintoma da doença”, afirma o Professor Shawn Aaron, responsável pelo estudo, cientista e médico no Hospital e na Universidade de Ottawa, no Canadá. “O que sabemos é que eles estavam aptos a deixar de tomar medicação que não precisavam. Os medicamentos são muito caros e podem ter efeitos secundários”, acrescenta Aaron.

Segundo o estudo, os efeitos secundários provocados pela toma excessiva de fármacos contra a asma podem ser preocupantes. Vão desde câimbras musculares, infeções na garganta, tremores, náuseas e vómitos. Além disso, pode ainda conduzir a um aumento de peso, devido aos asmáticos terem tendência a evitar a prática de exercício físico. É de salientar ainda que os erros e as falhas nos diagnósticos devem-se, em grande parte, à falta de exames, análises e testes pedidos pelos médicos. Em vez disso, e em cerca de metade dos casos, o quadro clínico baseia-se apenas numa observação rápida dos pacientes, através dos seus sintomas e das queixas.

“Os médicos não diagnosticam diabetes sem verificar os níveis de açúcar no sangue, nem veem se alguém tem um osso partido sem mandar fazer um raio-x. Mas, por alguma razão, muitos médicos não fazem testes de espirometria, que são os que realmente comprovam que se tem asma”, realça Shawn Aaron. Por esta razão, os investigadores consideram que os dados desta pesquisa podem ser vistos como um alerta para todas as pessoas a quem foi diagnosticada asma, com o objetivo de relembrá-los que devem ser feitos testes. Contudo, recomendam aos asmáticos que não deixem de tomar a medicação adequada sem antes consultar um especialista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR