Emigrantes

Remessas dos emigrantes nos PALOP sobem 18% em novembro e contrariam queda global de 15%

As remessas dos portugueses que também nos países lusófonos africanos subiram 18%, para 24,61 milhões de euros. No entanto, ocorreu uma descida a nível global de 15,1%.

Os números divulgados esta quinta-feira mostram também uma subida no dinheiro enviado pelos estrangeiros a trabalhar em Portugal para os seus países de origem

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

As remessas dos portugueses que trabalham nos países lusófonos africanos subiram 18,1% em novembro, para 24,61 milhões de euros, contrariando a descida de 15,1%, para 238,1 milhões, registada a nível global. De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal no Boletim Estatístico, as remessas globais dos emigrantes desceram de 280,6 milhões de euros, em novembro de 2015, para 238,1 milhões de euros em novembro do ano passado, o último mês para o qual há dados.

Olhando apenas para os portugueses que trabalham nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), a tendência é inversa: as remessas de novembro, no valor de 24,61 milhões de euros, representam uma subida de 18,1% face aos 20,83 milhões enviados no mesmo mês do ano anterior.

Os números divulgados esta quinta-feira mostram também uma subida no dinheiro enviado pelos estrangeiros a trabalhar em Portugal para os seus países de origem: as remessas aumentaram de 38 para 40,9 milhões de euros em novembro de 2016 face ao mesmo mês do ano anterior.

Já os trabalhadores dos países lusófonos em Portugal enviaram para os seus países de origem 3,9 milhões de euros, o que representa uma subida de 0,2% face aos 3,91 milhões que enviaram em novembro de 2015.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Venezuela

Crise na Venezuela e ilusões em Portugal

Bruno Cardoso Reis

Uma intervenção militar é a única forma de garantir o derrube rápido de um regime como o da Venezuela. Há poucas coisas certas na crise da Venezuela, exceto que ela não tem saídas fáceis e boas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)