Dark Mode 151kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Como está a mexer o mercado de transferências nos três grandes

O mercado de inverno começa agora a aquecer. Markovic abandonou o barco verde e branco, Gonçalo Guedes trocou a Luz pelo PSG e o FC Porto garantiu Soares. Vamos a um ponto de situação.

i

Gonçalo Guedes e William Carvalho protagonizam os principais rumores no mercado e Soares é a mais recente contratação de FC Porto

Dr

Gonçalo Guedes e William Carvalho protagonizam os principais rumores no mercado e Soares é a mais recente contratação de FC Porto

Dr

O mercado de inverno de transferências em Portugal começa agora – a 8 dias do fecho- a ‘aquecer’. Markovic abandonou o barco verde e branco, Gonçalo Guedes está prestes a deixar a Luz e a assinar o contrato da sua vida pelo Paris Saint Germain (PSG) e o FC Porto garantiu a contratação de Soares, um dos principais avançados do V. Guimarães. Mas há muitos outros rumores e poucas certezas. O Observador faz agora um ponto de situação.

Benfica, líder e senhor

O Benfica não está só a comandar a Liga portuguesa de futebol. As águias vão também neste momento à frente no mercado de inverno de transferências. Tem os melhores resultados em termos de vendas, transferências, encaixes financeiros e renovações.

Esta segunda-feira à noite os rumores de uma possível saída do avançado Gonçalo Guedes tornaram-se praticamente certezas com a presença, em Lisboa, do diretor de futebol do Paris Saint German, Patrick Kluivert, para fechar o negócio. Apesar de nenhuma das partes confirmar ou desmentir a saída, o facto de Gonçalo Guedes estar convocado para o jogo do passado domingo com o Tondela e acabar por assistir à partida na bancada, de na noite de segunda-feira ter juntado amigos e familiares num jantar que soou a despedida e a presença do diretor de futebol do PSG em Lisboa tornam a transferência quase uma certeza. Segundo avança o jornal Record, o jogador deve aliás viajar já esta terça-feira para Paris para assinar contrato. Os cofres da Luz vão receber um encaixe financeiro a rondar os 30 milhões de euros.

Apesar da saída do avançado, produto das escolas do Benfica, o clube da Luz segurou duas importantes peças no ‘xadrez’ de Rui Vitória. Pizzi e Ederson renovaram. O português fica com contrato até 2022, blindado com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. O guarda-redes de 23 anos renovou até 2023 e fixou a sua cláusula de quebra contratual em 60 milhões de euros. Ainda assim é objetivo do Benfica garantir a totalidade do passe de Ederson, que é detido em 50% pelo Rio Ave.

No Twitter o Benfica fez questão de anunciar as renovações:

Entradas/Renovações: Pizzi, Ederson.

Saídas: Gonçalo Guedes

Rumores: Sebastian Coates (entrada), Lindelof (saída).

Sporting arruma a casa

O clube de Alvalade não tem tido a vida facilitada nem no campeonato nem nas contratações. No verão adquiriu vários jogadores, mas foram poucos os que se revelaram boas opções. Apenas Bas Dost, Beto e Joel Campbell se destacaram nas preferências de Jorge Jesus. Por isso mesmo o Sporting tenta agora arrumar a casa. Bruno de Carvalho prometeu um emagrecimento da equipa e é mesmo isso que está a acontecer. O Sporting, é aliás, o clube dos três grandes com mais saídas neste mercado de inverno. Markovic foi oficializado, segunda-feira à tarde, no Hull City, treinado por Marco Silva. Os leões na sua página de Facebook anunciaram a revogação do contrato de empréstimo com o sérvio que pode assim voltar a ser emprestado pelo Liverpool.

O destino de Elias, Marcelo Meli, e André Filipe estão também a ser analisados, mas a principal transferência pode ser a de William Carvalho, considerado uma das principais peças do meio campo leonino. Destes, Elias é o jogador que parece mais perto da porta de saída de Alvalade. O jogador brasileiro, segundo a comunicação social brasileira, estará a caminho do Atlético Mineiro. E segundo o jornal abola, já há inclusive acordo entre os dois clubes, podendo o contrato ser assinado ainda esta terça-feira. O clube de Minas Gerais deve de ficar com 50% do passe.

Em relação a Marcelo Meli tudo parecia encaminhado para a saída do argentino para o Racing. No entanto, entraves nas negociações entre o Sporting e o clube argentino atrasaram o negócio. Agora e de acordo com declarações do empresário de Meli, Fernando Hidalgo, à rádio La Red, tudo depende da paciência que Racing tiver para esperar pelo jogador.

No que diz respeito a William Carvalho, este pode ter a sua carreira no Sporting perto do fim. O internacional português tem vários clubes interessados e o que parecia algo impensável em Alvalade no início da época parece ser agora um cenário provável. O Liverpool e o Atlético de Madrid são os clubes que mais interesse têm demonstrado e há, inclusive, rumores da presença de representantes do clube inglês em Lisboa para negociar a saída do campeão europeu.

Há também rumores de uma possível saída de Coates de Alvalade em direção ao outro lado da 2º Circular. O jogador, que está a cumprir o segundo ano de empréstimo no Sporting pelo Sunderland, é dado como uma das preferências do Benfica devido à saída de Lindelof, ainda que Rui Vitória já o tenha negado. A saída do defesa uruguaio seria algo difícil de colmatar em Alvalade, uma vez que Coates é titular indiscutível no onze de Jorge Jesus.

No meio de tanta saída houve a entrada (ou reentrada) de João Palhinha. O médio voltou ao Sporting depois de cumprir meia época de empréstimo no Belenenses. O regresso de Francisco Geraldes e Iuri Medeiros também estão a ser equacionados.

Já esta terça-feira, o Sporting garantiu o defesa bracarense André Pinto. Segundo avança o jornal O Jogo, André Pinto chega a Alvalade a custo zero. O Sporting de Braga já foi informado sobre a transferência do jogador de 27 anos que estava de fora das opções de Jorge Simão desde o início de janeiro. André Pinto fica vinculado aos leões por cinco épocas.

Entradas/Renovações: João Palhinha, André Pinto.

Saídas: Lazar Markovic, Elias.

Rumores: Sebastian Coates (saída), Gelson Martins (renovação), William Carvalho (saída), Marcelo Meli (saída), André Filipe (saída), Francisco Geraldes (entrada).

FC Porto discreto, mas ambicioso

O Futebol Clube do Porto é o clube dos três grandes que menos atividade tem tido neste mercado de transferências que termina a 31 de janeiro. No entanto, isso não é sinónimo de falta de produtividade.

A oito dias do fecho de mercado, os ‘dragões’ garantiram esta segunda-feira a contratação do avançado Soares ao Vitória de Guimarães, um dos principais avançados do clube vimaranense. Soares rescindiu com o Vitória de Guimarães e no mesmo dia assinou pelo emblema azul e branco. Com contrato assinado para as próximas quatro épocas e meia, e depois de fazer os habituais testes médicos, Soares falou ao Porto Canal onde afirmou estar feliz com a contratação e que foi um sonho realizado. “É um grande passo para a minha carreira”, disse, agradecendo ainda a todas as pessoas que estiveram envolvidas no processo. A sua cláusula de rescisão ficou fixada nos 40 milhões de euros.

No twitter o clube fez questão de assinalar o momento, dando as boas-vindas ao brasileiro de 26 anos:

Em termos de saídas, Adrián Lopes partiu rumo ao Villareal por empréstimo até ao fim da presente época. A época passada Adrián também esteve ao serviço do Villareal, mas uma lesão afastou-o dos relvados. Sem espaço nas contas de Nuno Espírito Santo, o avançado de 29 anos ruma agora, novamente, até Espanha.

Também Silvestre Varela, há oito anos no Dragão, disse adeus ao campeonato português para rumar à Turquia. O extremo de 31 anos vai agora integrar a equipa turca do Kayserispor. A saída de Varela foi tornada oficial sexta-feira passada.

Entradas/Renovações: Soares.

Saídas: Adrián Lopes, Silvestre Varela.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.