O WhatsApp já permite “enviar” mensagens mesmo quando o telemóvel não está ligado à internet. A atualização, lançada esta segunda-feira, era uma das mais esperadas pelos utilizadores, que até aqui precisavam que o smartphone estivesse ligado a uma rede de internet para poder confirmar o envio de uma mensagem.

Mostrar Esconder

O WhatsApp é usado por mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, que enviam diariamente mais de 42 mil milhões de mensagens e mais de 1,6 mil milhões de fotografias.

Com a nova funcionalidade, ao enviar uma mensagem quando o aparelho está offline, a mensagem irá ficar em fila de espera, sendo enviada assim que o telefone se ligar à rede. O que acontecia até aqui era que a aplicação não permitia a utilização do serviço de mensagens quando o telemóvel não estava ligado à internet.

Imagine que está num avião e sabe que precisa de enviar uma mensagem a alguém através da aplicação. Até aqui, só poderia escrever a mensagem quando aterrasse, e corria o risco até de se esquecer do compromisso. Com a nova atualização, pode escrever a mensagem e “enviá-la” logo a partir do avião. Depois de aterrar, assim que o seu telefone se ligar uma rede, a aplicação trata do envio da mensagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mais recente atualização tem ainda mais duas novidades importantes. Uma delas é a página “Utilização de armazenamento”, em que poderá apagar mensagens específicas de determinadas conversas. Imagine que quer libertar espaço do seu telefone: pode ir a esta página e decidir apagar todas as fotografias ou todas os vídeos enviados numa determinada conversa, sem ter de o fazer um a um.

Outra novidade é a possibilidade de selecionar e enviar até 30 fotografias e vídeos de uma só vez — até aqui, tinha de enviar uma de cada vez.

Artigo corrigido às 13h43 de 26/01/2017