Se acompanhou aqui no Observador as notícias que lhe fomos dando acerca do primeiro modelo da Faraday Future (FF), startup de capitais chineses sedeada na Califórnia, já sabe que, finalmente, no Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas o carro acabou (mesmo) por aparecer. Depois de um sem-número de teasers e de alguma polémica pelo meio.

A apresentação não correu propriamente de feição, mas a FF lá acabou por conseguir passar a seguinte mensagem ao mundo: o seu FF 91 é maior e mais possante do que o Model X, seu rival directo.

12 fotos

Pensaríamos, então, que se tinham acabado os vídeos, certo? Errado. Aparentemente, a marca aproveitou a sua passagem pelo CES para fazer o mesmo que a Tesla fez depois de apresentar o Model 3: desafiou várias pessoas a darem uma voltinha e a experimentarem aquela sensação única de ir dos 0 aos 96 km/h (0-60 mph), em menos de nada – no caso do FF91, 2,39 segundos, o que é melhor do que os 2,9 segundos do Model X P100D com modo Ludicrous.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há nove meses atrás, eis o que fez a Tesla:

Já a FF, nove meses depois da “experiência Model 3” , produziu um curto vídeo em que se limita a demonstrar o “poderio”, em matéria de aceleração, do seu FF 91. Documentando, devidamente, as reacções de uma série de “tenrinhos” nestas andanças da velocidade: desde olhos fechados a olhos esbugalhados, aos gritos (deles e delas), há de tudo (o que costuma haver).

O que o vídeo da FF não revela são as respostas a algumas questões que ficaram por esclarecer após CES. Essas, sim, são aguardadas pela indústria e pelos próprios consumidores. Perguntas como esta: onde é que FF vai arranjar dinheiro para acabar de construir a fábrica no Nevada? E, já agora, por que preço planeia comercializar o FF 91? É que, até ao momento, os responsáveis da marca limitam-se a posicioná-lo como “um automóvel de luxo”. Valores, só mesmo os dos rumores que por aí correm, sugerindo que este crossover com 1.050 cv e uma autonomia de mais de 700 km, segundo o sistema NDEC, custará entre os 143.000€ e os 191.000€. Ou seja, bastante acima dos 95.000€ do Model X.