Ainda mal saíram da Casa Branca, mas já anunciaram um dos planos pós-Washington: a Fundação Obama. Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, e a mulher, Michelle, lançaram um vídeo onde anunciam aquilo que será uma “startup para a cidadania”, seguido de um call to action. Americanos e americanas, o casal Obama quer ouvir-vos.

“Digam-nos aquilo que querem que este projeto seja… A verdadeira democracia é um projeto muito maior do que qualquer um de nós. É maior do que qualquer pessoa, do que qualquer Presidente, do que qualquer governo. É um trabalho para todos nós”, diz Barack Obama.

A Fundação Obama vai nascer na zona sul de Chicago, depois de o casal ir de férias. “Finalmente, vamos dormir e ter algum tempo para estarmos com a nossa família. E estarmos parados durante um bocadinho. Por isso, podemos não estar tanto tempo online quanto estão habituados a ver-nos”, diz Michelle, num vídeo que foi lançado poucas horas depois de Donald Trump tomar posse como o 45.º Presidente dos EUA.

A Fundação Obama vai supervisionar a construção do Centro Presidencial Obama, que é uma espécie de “startup para a cidadania”, com “projetos por toda a cidade, o país, o mundo”, explicou Obama. “Mais do que uma biblioteca ou um museu, vai ser um centro vivo de trabalho para a cidadania. E é por isso que queremos ouvir-vos. Digam-nos o que querem que este projeto seja. Digam-nos o que está a passar pela vossa cabeça”, afirmou Obama.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Falem connosco sobre os jovens líderes, as empresas e as organizações que vos inspiram. Este centro presidencial vai ser tão nosso quanto vosso”, disse Michelle Obama.

Na página que já está online, lê-se que “a Fundação Obama vai ser uma startup de trabalho para a cidadania — um projeto em desenvolvimento para podermos moldar, juntos, o que significa ser um bom cidadão no séc. XXI. A Fundação está baseada no lado Sul de Chicago, e vamos ter projetos por toda a cidade, o país e o mundo”.

“Para ajudar a começar, gostávamos de ouvir o que acham. Mandem-nos as vossas ideias, esperanças, sonhos que possamos alcançar juntos”, disse Michelle Obama.