O Monte Evereste é a montanha mais alta da Terra, sendo que o seu pico está a 8.848 metros acima do nível do mar. Mas, depois do terramoto no Nepal, em 2015, a montanha pode ter encolhido. Um grupo de cientistas indianos vão agora medir o monte, após imagens de satélite terem indicado o seu decréscimo, conta a CNN.

Swarna Subba Rao, inspetor-geral da Índia, explica que a montanha foi medido, pela última vez, em 1955, pelo governo indiano. Mas agora Rao quer enviar uma equipa com cerca de 30 cientistas e agrimensores para medirem a montanha, que, segundo dá conta a CNN, deverá ter encolhido, pelo menos, um metro, após o terramoto de magnitude 7,8, no Nepal, que vitimou mais de mil pessoas.

Sismo de magnitude 7,8 no Nepal já matou mais de mil pessoas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A medição real do Monte irá levar apenas alguns dias. É, no entanto, a preparação que pode demorar até seis meses, uma vez que temos de monitorizar o tempo”, afirmou Rao. Uma vez que o Monte se situa entre o Nepal e o Tibete, Pequim tem que ser consultado para que a expedição se possa realizar. Mas, ao que parece, esta não será a “parte difícil” do acordo. Suresh Man Shrestha, vice-diretor do Centro de Pesquisa do Nepal, afirmou que voltar a pedir o Monte é uma questão de orgulho para qualquer país ou comunidade científica. Ao realizar esta expedição, os países têm a oportunidade não só de mostrar o seu talento, como também os seus recursos.

Em 2005, também uma equipa chinesa tinha medido o Monte Evereste, no entanto, como a pesquisa não foi autorizada pelo Nepal, os dados não foram oficializados, afirmou Shrestha. Na altura, a medição foi de 8.844 metros, e não os 8.848 afirmando pela equipa Indiana. Segundo Rao, a equipa indiana já está em conversações com o Nepal, para que a expedição dê inicio, sendo necessário um pedido formal e diplomático.

Photo taken on September 30, 2010 shows Mount Everest (C) from the window of a Druk Air aircraft during a flight from Bangkok to Paro. Everest is the world's highest mountain above sea level at 8,848 metres (29,029 feet) high. AFP PHOTO / ED JONES (Photo credit should read Ed Jones/AFP/Getty Images)

Monte Evereste visto da janela de um avião. (Photo credit should read Ed Jones/AFP/Getty Images)

Mas, afinal, como se mede uma montanha?

A equipa indiana tem um método específico para que a montanha possa ser medida, através de medidas de GPS e de triangulação, que tem um custo estimado de 800 mil dólares, cerca de 745,61 mil euros. No que diz respeito ao GPS, a tecnologia é idêntica à que encontramos no nossos telemóveis e que podem fornecer medidas de latitude, longitude e altitude viáveis, desde que as condições meteorológicas não impeçam a chegada clara do sinal de satélite.

Para que o sinal do GPS fosse mais facilmente encontrado, seria instalado um recetor junto ao acampamento base, num ponto junto ao cume da montanha, contou Shrestha, segundo a CNN. Idealmente, a área de instalação do recetor deveria de ser no topo da montanha, no entanto, a neve, vento e superficie irregular dificultam o processo.

Para a medição em si, a equipa irá monitorizar os sinais entre o recetor e os satélites, durante cinco ou seis semanas, convertendo o tempo que levam os sinais a chegar de um ponto ao outro, em medidas de altura. Para além deste método, será também feita uma medida de triangulação, ou seja, parte-se do pressuposto que, num triângulo, se soubermos a medida de um dos lados conseguimos facilmente calcular os outros dois restantes. Serão, então, instalados, três pontos de controle, que criem um triângulos e que tornem possível a medição da montanha.

Female Bangladeshi mountaineer Wasfia Nazreen descends on the lonely Lhotse face on Mount Everest on May 27, 2012. Wasfia Nazreen, 29, became the second Bangladeshi woman to summit the world's tallest mountain on May 26, 2012 and is climbing the highest peak on each of the continents to celebrate 40 years of Bangladeshi independence. AFP PHOTO/ Ngima Girmen Sherpa (Photo credit should read Ngima Girmen Sherpa/AFP/GettyImages)

(Photo credit should read Ngima Girmen Sherpa/AFP/GettyImages)