Sai o Macaco, entra o Galo. Os chineses deram este sábado as boas-vindas ao novo ano e as celebrações fizeram-se sentir em todo o mundo: de São Paulo a Banguecoque, de Madrid a Indonésia, e, claro, Lisboa, milhões de chineses saíram às ruas para festejar o novo ano.

Mas não será um galo qualquer: 2017 será o ano do Galo do Fogo. Segundo a tradição chinesa, há cinco tipos diferentes, cada um com características diferentes. Os nascidos em 1945 e 2005 são conhecidos como galos de madeira, as que nasceram em 1909 e 1969 são conhecidas como galos de terra, enquanto os galos de ouro nasceram em 1921 e 1981. As pessoas que nasceram em 1933 e 1993 são conhecidas como os galos de água. Quanto aos galos do fogo, a última vez que foi registado foi em 1957 e são conhecidos por serem pessoas confiáveis e responsáveis.

As comemorações prolongam-se até domingo e representa o maior fluxo migratório do planeta durante o ano, como explicava aqui o Observador. Estima-se que cerca de três mil milhões de viagens sejam feitas durante o período das festas chinesas, entre 13 de janeiro e 23 de fevereiro.

O calendário chinês é mais antigo do que o gregoriano. A data é móvel, depende dos ciclos das luas. A cada ano um animal é homenageado: são 12 no total. Este ano de 2017 a homenagem é feita ao galo de fogo. Honestidade, coragem e ambição são as principais características associadas a este animal, segundo o horóscopo chinês. Veja na fotogaleria algumas imagens das celebrações

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR