O Moreirense, que no domingo conquistou a Taça da Liga em futebol, foi esta segunda-feira recebido em Guimarães por mais de uma centena de adeptos e simpatizantes unidos no amor ao clube.

A comitiva que disputou a final no Algarve e venceu o Sporting de Braga por 1-0 chegou ao centro de Guimarães cerca das 19h00 horas para ser recebida nos Paços do Concelho, onde o edil local entregou ao presidente do Moreirense, Vítor Magalhães, uma estatueta de D. Afonso Henriques — símbolo máximo da Cidade Berço.

Para receber o Moreirense — clube de uma vila com cerca de 6.000 habitantes — estavam também adeptos e dirigentes do Vitória de Guimarães, num “gesto de união” elogiado por Augusto Inácio, treinador do Moreirense.

Isto é uma lição de vida. Ver aqui gente do Vitória, ver vitorianos orgulhosos pelo feito de um clube da terra, de um vizinho”, disse o técnico que conduziu o Moreirense à conquista mais importante da sua história.

A resposta surgiu pela boca do presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, e do presidente da câmara de Guimarães, Domingos Bragança.

“Este é o ADN de Guimarães. O ADN de quem ama a cidade e gosta de futebol”, disse o autarca. “Não podia ser de outra forma. Estamos no futebol a mudar mentalidades“, acrescentou o presidente dos vitorianos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já Vítor Magalhães desafiou mesmo os responsáveis pelo Vitória de Guimarães a darem uma “nova alegria à cidade”.

Nós, com a nossa pequenez, conseguimos uma primeira taça. Agora faço votos para que tragam para a nossa cidade outra taça”, disse o presidente do Moreirense, referindo-se à Taça de Portugal, prova na qual o Vitória de Guimarães segue nas meias-finais.

A taça chegou pelas mãos do capitão de equipa, André Micael, e no meio de um coro de gritos de “campeões olé, olé”. A comitiva seguiu entretanto para o estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, para um treino aberto e festa com adeptos.

Na edição deste ano da Taça da Liga o Moreirense, atual 14.º classificado da I Liga, afastou na fase de grupos o FC Porto e nas meias-finais o detentor do título, o Benfica. Na final, derrotou o Sporting de Braga, que era tido como favorito.