O Presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, realiza esta segunda e terça-feira uma visita de Estado a Portugal, que começa em Coimbra, onde receberá um doutoramento Honoris Causa e terá um encontro com o chefe de Estado português. Segundo uma nota divulgada pela Presidência da República Portuguesa, os dois chefes de Estado vão reunir-se esta segunda-feira na Universidade de Coimbra, e à noite haverá um jantar em honra do Presidente grego, oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Na terça-feira, o Presidente grego será recebido em sessão solene nos paços do concelho da Câmara Municipal de Lisboa e terá encontros com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, no parlamento, e com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades. Antigo ministro do Interior, Prokopis Pavlopoulos, de 66 anos, foi eleito Presidente da República Helénica pelo parlamento grego em 2015, e iniciou funções em março desse ano.

Conservador, membro do partido da Nova Democracia, Pavlopoulos é praticamente da mesma idade que Marcelo Rebelo de Sousa, e tem também em comum com o Presidente português o ensino do direito como professor universitário. De acordo com a nota divulgada pela Presidência da República Portuguesa, “esta visita insere-se na lógica de proximidade do Presidente da República com os homólogos europeus no sentido de dinamizar as relações bilaterais com estes países”.

Esta segunda-feira de manhã, em Coimbra, Prokopis Pavlopoulos irá depositar uma coroa de flores no túmulo de D. Afonso Henriques, seguindo-se as honras militares e o encontro dos dois Presidentes, na Universidade de Coimbra. Depois, haverá um almoço oferecido pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, no Convento de São Francisco, e a tarde será preenchida com a cerimónia de doutoramento Honoris Causa do Presidente grego. Na capital, o programa inclui ainda visitas à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – onde Marcelo Rebelo de Sousa era professor – e à Fundação Champalimaud.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR