Almodóvar escolhido para presidente do júri do Festival de Cannes

O realizador Pedro Almodóvar será o presidente do júri da 70ª Edição do Festival de Cannes, que se realiza entre 17 e 28 de maio.

i

O realizador espanhol nasceu a 25 de setembro de 1949

Carlos Alvarez/Getty Images

O realizador espanhol nasceu a 25 de setembro de 1949

Carlos Alvarez/Getty Images

O realizador espanhol Pedro Almodóvar foi escolhido para dirigir o júri da próxima edição do Festival de Cannes. O Presidente do Festival, Pierre Lescure, explicou num comunicado que “existe uma longa e leal amizade entre o realizador e o festival” e acrescentou que “o seu trabalho já deixou uma eterna marca na história do cinema”.

Almodóvar, o primeiro espanhol a presidir ao júri do festival internacional de cinema, admitiu ter ficado muito feliz por poder celebrar a 70ª edição do Festival de Cannes numa posição privilegiada. “Estou grato, honrado e um pouco arrebatado. Reconheço a responsabilidade que cabe ao presidente do júri e espero estar à altura do papel, só posso dizer que me vou dedicar de corpo e alma a esta tarefa, que é tanto um privilégio como um prazer”, disse, citado no comunicado.

O espanhol de 67 anos já viu serem selecionados para a competição cinco dos seus filmes. “Todo Sobre mi Madre” (1999) ganhou o Óscar de melhor filme estrangeiro e também lhe valeu o prémio de melhor realizador em Cannes. O filme de 2006 “Volver” ganhou o melhor argumento e melhor performance do coletivo feminino, com Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo, Yohana Cobo e Chus Lampreave. Outros filmes. como “Los Abrazos Rotos”(2009), “The Skin I Live In” (2011) e o mais recente de 2016 “Julieta”, também fizeram parte dos escolhidos.

O 70ª Edição do Festival Cannes decorre entre 17 e 28 de maio de 2017. Os restantes membros do júri serão anunciados em abril.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.