A Caixa Geral de Depósitos vai tentar manter, na administração de empresas financeiras do banco, dois dos administradores que entraram para a equipa do ex-presidente, António Domingues, no final de agosto e que foram entretanto dispensados. A nova equipa de gestão do banco público toma posse esta quarta-feira, mas Pedro Leitão e Tiago Ravara Marques (os dois administradores da anterior equipa que não renunciaram ao cargo) já terão sido abordados para ficarem na Caixa.

A informação é avançada na edição desta terça-feira do Jornal de Negócios que adianta que uma das razões para estes dois convites é a Caixa evitar pagar aos dois gestores as indemnizações a que teriam direito por terem sido afastados do banco antes do final do mandato. Os dois nomes em causa entraram com António Domingues, mas esta semana entra em funções a nova equipa de gestão da CGD, liderada por Paulo Macedo, depois da polémica sobre a entrega de declarações de rendimentos que ditou a saída da quase totalidade da equipa anterior.

Caso aceitem integrar a gestão das empresas financeiras (como a Caixa Gestão de Ativos CGD Pensões ou Caixa Banco de Investimento), Pedro Leitão e Ravara Marques terão de abdicar das compensações a que teriam direito pela dispensa sem justa causa. A acontecer, a indemnização que cada um destes gestores teria a receber, por terem sido afastados da administração, será de quase 1 milhão de euros, o equivalente ao que receberiam se cumprissem todo o mandato, ou seja, até ao final de 2019.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR