A Ikea Portugal acabou de lançar um novo projeto de sustentabilidade, o “Segunda Vida”, que promete dar uma nova oportunidade aos móveis já usados.

Chama-se “Segunda Vida” e consiste em trocar móveis da marca por um cartão presente do Ikea, em uma de quatro lojas — Alfragide, Loures, Matosinhos ou Braga. O processo é simples: basta aceder ao site do projeto (ikea.pt/segundavida) e preencher um formulário com os seus dados pessoais e descrição do móvel para troca. A equipa do Ikea avalia o produto e propõe um valor para o cartão presente. Se o cliente aceitar, basta dirigir-se a uma das lojas e trocar o seu móvel pelo cartão.

Os móveis trocados são colocados à venda no espaço de oportunidades das lojas Ikea ou seguem para o processo de reciclagem da marca. A ideia é “otimizar o ciclo de vida dos produtos e promover uma economia circular” explica a Ikea Portugal em comunicado.

A diretora de sustentabilidade da Ikea Portugal, Cláudia Domingues, assegura que “a reutilização, recuperação e reciclagem de produtos tem um grande impacto na vida das pessoas, não só por via dos efeitos económicos, mas também pela poupança de recursos”.

Queremos ter um impacto positivo nas pessoas e no ambiente, é por isso que tentamos sempre fazer mais, com menos”, acrescenta Cláudia Domingues.

Portugal é um dos primeiros países a implementar este projeto. Além disso, a marca está a preparar uma nova gama de cozinhas — a ser apresentada dia 15 de fevereiro –, a KUNGSBACKA, fabricada a partir de madeira e plástico reciclados. Anna Granath, da equipa responsável pela nova gama de cozinhas, explica:

Todos os anos, consomem-se milhões de garrafas de água, apesar de algumas serem recicladas, muitas tornam-se lixo. Com o material da reciclagem de 25 garrafas de plástico, de meio litro, a IKEA consegue cobrir uma superfície de 40×80 cm da cozinha KUNGSBACKA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR