Morreu Mohammed Bello Abubakar, um dos mais conhecidos polígamos da Nigéria, aos 93 anos. Para trás, deixou 130 viúvas e 203 filhos. Tinha sido um pregador muçulmano mas ficou conhecido pela forma controversa de interpretar a mensagem do Alcorão, conta a ABC. O homem, também conhecido como Baba Masaba, morreu no passado sábado, em sua casa, no centro da Nigéria, por “doença não especificada”. Uma vasta multidão deslocou-se ao funeral, que teve lugar no domingo.

A imprensa nacional nigeriana reportou que, em 2008, o homem tinha 86 mulheres. No entanto, até à sua morte terá somado o número de 130. Algumas dessas mulheres estarão grávidas.

Em 2008, a BBC conversou com algumas das suas mulheres, que afirmaram ter conhecido Abubakar quando procuravam a cura para as suas doenças. Tendo ficado curadas, acabaram por casar com ele.

“Eu não vou buscá-las, elas é que vêm ter comigo. Considero que foi Deus que mo pediu e, por isso, vou-me casando com elas”, explicou Abubakar. “Um homem com dez mulheres poderá colapsar e morrer, mas o meu papel foi dado por Alá. É por isso que eu consigo controlar 86 mulheres”, acrescentou então.

Uma das mulheres com quem Abubakar era casado há já 20 anos explicou à BBC que conheceu o homem durante uma consulta e que, logo depois, ele lhe propôs casamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu disse que não me podia casar com um homem tão mais velho, mas ele disse-me que esta era uma ordem vinda diretamente de Deus”, contou a mulher.

Mohammed Bello Abubakar chegou a divorciar-se de 10 das suas mulheres e assistiu à morte de alguns dos seus filhos. A sua (grande) família descreveu-o como sendo um bom marido e pai. Um dos filhos, Mahmood Bello Masaba, falou com a News Agency of Nigeria e descreveu o pai como um “verdadeiro muçulmano” que trabalhou durante toda a sua vida para promover o Islão. Acrescentou ainda que o pai tinha criado os filhos para que fossem defensores da justiça, porque a justiça era consagrada na sua religião.

Segundo a News Agency of Nigeria, num outro artigo, o homem terá ‘previsto’ a sua morte. Citando fontes próximas, Abubakar já estava pronto para morrer e terá dito que o “seu tempo” estava a chegar, pois a sua missão divina já estava cumprida e era altura de se encontrar com o ”criador”.

“Ele disse-nos também para permanecermos dedicados à causa do Islão e avisou-nos para nunca nos desviarmos dos seus ensinamentos sobre a justiça, piedade e sobre a total submissão à vontade de Deus. Alertou-nos ainda para que evitássemos o adultério, mas disse-nos que nos deveríamos casar com nossas mulheres”, contou a fonte.