O registo ainda aguarda por confirmação e certificação oficiais. Mas as imagens não enganam! Nomeado, há cerca de três meses, a berlina de quatro portas mais rápida do mundo, o Tesla Model S P100D voltou a brilhar ao mais alto nível nas sempre muito populares provas de aceleração de quarto de milha (402,336 metros) norte-americanas, onde tinha como melhor registo 10,76 segundos (ligeiramente menos do que o melhor tempo conseguido pelo P90D).

Graças à nova função Ludicrous Plus, aquela que liberta 35 cv adicionais e permite ao modelo anunciar uns espantosos 2,7 segundos nos 0-100 km/h, a mesma equipa de entusiastas do eléctrico norte-americano cumpriu a referida distância em menos 0,04 segundos, para um tempo final de 10,72 segundos. Ou seja, cada vez mais próximo dos 10,6 segundos que Elon Musk, o CEO da Tesla, como sempre através do Twitter, anunciou ser possível obter com a mais recente versão de software disponível para o modelo (desde que reunidas as condições ideais de pista e de temperatura). O que, a confirmar-se, permitirá ao Model S P100D bater-se de igual para igual, neste particular, com modelos como o Audi R8 V10 Plus ou o Lamborghini Huracán.

tesla-model-s-quarter-mile-1072

Nesta prova, e como o comprova o vídeo que aqui publicamos, o Tesla Model S P100D levou facilmente de vencida o Cadillac CTS-V de 640 cv. Mas mais impressionante será, porventura, o facto de a aceleração 0-60 mph (0-98 km/h) sobre piso molhado ter sido de 2,72 segundos, e o tempo agora obtido ser o mesmo que registaram modelos muito mais focados numa utilização extrema, como o Lamborghini Aventador ou o McLaren 675 LT.

Dirão os mais críticos que estes alcançarão uma velocidade máxima de outro calibre. Será… Mas também não é menos verdade que são bem mais onerosos, implicam custos de utilização de outra dimensão (nomeadamente em combustível), dificilmente oferecerão uma autonomia de 613 km e nunca conseguirão transportar uma família inteira, e respectivas bagagens, com toda a facilidade e conforto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR